Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT: A cidade dos automóveis e das pessoas

Além de produzir automóveis, a SEAT também trata da saúde dos seus 15.000 trabalhadores: serviços médicos funcionam 24 horas por dia e permitem a redução de 48% nos dias perdidos por acidente de trabalho graças à prevenção.

São 6 da manhã e amanhece na fábrica da SEAT em Martorell. Entrar nas suas instalações equivale a estar numa cidade com 2,8 quilómetros quadrados, a dimensão, por exemplo, do Principado do Mónaco. Estradas, sinais de trânsito, estações de comboio, bombeiros… e um serviço médico ativo 24 horas por dia:

-Começar o dia com ‘fitness’: pode parecer um ginásio como o de qualquer cidade, mas é um dos espaços do Centro de Cuidados e Reabilitação Médica da SEAT (CARS). “Vá, vamos! Flexão e para cima”, as mensagens de incentivo do treinador pessoal para dez empregados que se movem ao som da música. Este grupo exercita-se logo à primeira hora da manhã, mas o horário de treino estende-se das 6 da manhã às 22 horas da noite. O CARSFIT é um programa de melhoria da condição física especialmente destinado aos trabalhadores da SEAT.

– 17.000 consultas de traumatologia por ano: “Terei que continuar na reabilitação, doutor?”, pergunta um paciente ao Dr. Nacho Martinez, responsável de Traumatologia do CARS, depois de analisar a imagem do seu joelho. É uma das especialidades mais procuradas pelos trabalhadores, que recebem um tratamento personalizado no local onde trabalham e sem listas de espera. Em apenas um ano já se realizaram 1.400 radiografias.

– A duração de baixas por acidente de trabalho foi reduzida em 48%: quer a lesão tenha origem no trabalho como no tempo de ócio, é diagnosticada pelo pessoal médico que prescreve o tratamento, incluindo alguns casos de reabilitação. No último ano, foram realizadas cerca de 27.000 sessões de fisioterapia, o que resulta numa média de 84 por dia. Todo este trabalho, além de preventivo, visa reduzir o tempo de diagnóstico e de recuperação dos pacientes.

– Unidade dedicada à mulher: “Doutor, está tudo bem?”, pergunta uma paciente ao ginecologista enquanto este analisa a última ecografia. O médico Sostoa dá consultas numa unidade específica que oferece uma consulta ginecológica de diagnóstico anual. Num ano, realizaram-se mais de 3.400 ecografias, cerca de 320 mamografias e foram detetados 10 casos de cancro em condição precoce. 85% das mulheres atendidas no CARS nunca tinham realizado este tipo de exames. “Numa empresa com 21% de mulheres na força de trabalho, a nossa obrigação é, também, a de zelar pela saúde feminina”, defende a Dra. Patricia Such, responsável pela área de Saúde e Segurança no Trabalho da SEAT.

– 20 câmaras num laboratório biomecânico: Numa das salas do centro, um trabalhador repete os movimentos que faz na linha de montagem. Duas dezenas de câmaras registam os gestos. Trata-se do laboratório de biomecânica, o único in company em Espanha. Não serve apenas para avaliar a saúde dos músculos e das articulações depois de cada sessão, mas também para calcular o esforço muscular exigido em determinados postos de trabalho. Esta tecnologia é combinada com a realidade virtual, a mesma técnica que se aplica no desenvolvimento de jogos de vídeo ou filmes de animação e serve para desenhar postos de trabalho mais ergonómicos.

– Médico referência: “Sinto-me o médico de família de 15.000 pessoas”, diz o Dr. Batalla, responsável pelo Serviço Médico da SEAT. A SEAT conta com dez centros médicos distribuídos pelos diferentes centros de produção e no interior das oficinas, além do CARS, para atender toda a fábrica. Em cada ano realizam-se cerca de 15.000 ações médicas de medicina preventiva. Para as emergências há duas ambulâncias em permanente vigilância, 24 horas por dia e nos 365 dias do ano.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table