Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Aliança e Google apostam em nova geração de infoentretenimento

A Renault-Nissan-Mitsubishi e a Google anunciaram esta terça-feira uma parceria tecnológica para integrar o sistema operativo Android nos automóveis vendidos pela Aliança com o objetivo de fornecer tecnologia inteligente de infoentretenimento e aplicações desenvolvidas na ótica do utilizador, nas diversas marcas e modelos da Aliança. A integração está prevista para 2021.

Os membros da Aliança que, no ano passado, venderam 10,6 milhões de veículos, em 200 mercados, vão integrar as aplicações e serviços de infoentretenimento da Google, num sistema remoto baseado numa cloud, com o intuito de enriquecer a experiência dos clientes Renault, Nissan e Mitsubishi. Apesar das gamas de modelos da Aliança irem partilhar a plataforma Android, cada marca terá flexibilidade para criar o seu próprio interface e funcionalidades específicas.

“A nossa parceria com a Google vai proporcionar aos proprietários dos nossos automóveis experiências mais ricas do ponto de vista do utente e que, de momento, só são possíveis fora do automóvel, ou de alguma forma limitadas, ligando um dispositivo Android a automóveis que sejam compatíveis com o mesmo. Estamos a desenvolver poderosas experiências on-board / off-board conectadas e sem interrupções nos nossos automóveis, além dos recursos das aplicações e serviços do Google a que muitos utilizadores do Google estão acostumados, incluindo o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store”, afirmou Hadi Zablit, Vice Presidente Sénior do Desenvolvimento de Negócio da Renault-Nissan-Mitsubishi.

Esta parceria, com infoentretenimento, integra-se na estratégia do plano Aliança 2022 de equipar mais automóveis com serviços integrados e conetados baseados em clouds. O anúncio, que coincide com o primeiro aniversário do plano de médio prazo, simboliza o foco da Aliança nas tecnologias da nova geração. De acordo com o plano, a Renault-Nissan-Mitsubishi espera alcançar os 14 milhões de unidades vendidas no final do ano de 2022.

O plano inclui, também, o lançamento de 12 novos elétricos zero emissões, novas tecnologias de condução autónoma e o desenvolvimento contínuo da “Inteligent Cloud” da Aliança. Ao combinar as últimas tecnologias da Aliança e da Google, os automóveis dos membros da Aliança vão dispor de um dos mais inteligentes e avançados sistemas de infoentretenimento do mercado.

“A Google e a Renault-Nissan-Mitsubishi partilham de uma visão comum de disponibilizarem uma experiência segura, inteligente e enriquecedora nos seus veículos, com aplicações e serviços que lhe sejam familiares, atualizáveis e conectados. Estamos entusiasmados com a parceria celebrada com a Renault-Nissan-Mitsubishi, que vai permitir disponibilizar o Google Assistant, Google Maps, e outras aplicações populares, através da Play Store a condutores e passageiros de todo o mundo”, revelou Hiroshi Lockheimer, Vice Presidente Senior de Platformas & Ecossistemas da Google.

Condutores e passageiros terão ao seu dispor os recursos do Google e do Android para aceder a um ecossistema que inclui milhares de aplicativos existentes e um conjunto cada vez maior de novas aplicações. Esta integração, combinada com o vasto conhecimento de uma comunidade vibrante de desenvolvedores, vai permitir o acesso fácil no automóvel às aplicações mais populares. O sistema vai também ser compatível com outros sistemas operativos como o Apple iOS.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...