Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault EZ-PRO: O futuro da distribuição urbana

Com o Renault EZ-PRO, o grupo francês revela a sua visão do futuro da distribuição urbana de “último quilómetro”: um concept elétrico e autónomo composto por ‘pods’ conetados e partilhados.

Para obter a maior flexibilidade, o EZ-PRO é ultra modular e é composto por um ‘pod’ principal autónomo e de um, ou vários, ‘pod-robô’ autónomos que se adaptam a uma grande variedade de utilizações e de formatos.

O EZ-PRO acolhe um assistente humano que supervisiona a distribuição dos bens e serviços, mas, também, a frota de ‘pods-robô’ autónomos. Os utilizadores finais podem escolher, precisamente, onde, quando e como querem receber as suas entregas 24h/24 e 7d/7.

O veículo francês está alinhado com as cidades inteligentes do futuro, reduzindo a circulação e a poluição. O design dos ‘pod’ foi concebido para minimizar o seu impacto visual e favorecer a sua integração na paisagem urbana.

O EZ-PRO faz parte de uma série de protótipos de veículos-robô da Renault centrados sobre os serviços de mobilidade urbana e partilhada – uma solução para o futuro do “último quilómetro”.

O Renault EZ-PRO é um veículo-robô 100% elétrico, conctado, autónomo e partilhado, que se destina ao transporte e à entrega de encomendas na cidade. Este conceito futurista é composto por um ‘pod principal’ e um ou vários ‘pods auxiliares’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada a uma grande diversidade de utilizações e formatos.

O ‘pod principal’ recebe um assistente humano, que efetua a supervisão da entrega dos produtos e dos serviços.
O ou os ‘pods auxiliares’, modulares e totalmente personalizáveis, circulam atrás do ‘pod principal’ em pelotão (modo «platooning»), ou de forma independente, até ao ponto de entrega.

Para os profissionais

O EZ-PRO representa uma solução de transporte de produtos ou mercadorias e de fornecimento de serviços adaptada a uma vasta gama de exigências comerciais específicas. Destina-se, assim, aos especialistas da distribuição e da logística do último quilómetro, mas também aos artesãos, empresários e comerciantes que exercem atividade na cidade e no centro urbano.

Partilhado

O EZ-PRO é uma solução partilhada. Significa que um pelotão de ‘pods’, que parte do mesmo terminal («hub») e é gerido pelo mesmo operador, pode transportar diversos tipos de produtos e de mercadorias, tendo cada ‘pod’ o seu próprio ordenador, temática, cliente e local de entrega. Da mesma forma, um mesmo ‘pod’ pode efetuar uma série de entregas para uma loja online e uma outra para uma loja diferente.

Por fim, os ‘pods’ podem ser alugados, temporariamente, pelos respetivos proprietários a uma plataforma, consoante a respetiva configuração e as necessidades de entrega identificadas. Estes cenários partilhados contribuem para maximizar a produtividade dos ‘pods’ e limitar os custos de distribuição.

Ficha técnica: 

Comprimento: 4,80 m

Largura : 2,10 m

Altura: 2,20 m

Distância entre eixos: 3,88 m

Peso do pod principal autónomo: 2 500 kg

Peso do pod-robô autónomo: 2 800 kilos

Volume:

– pod principal: 6m3

– pod-robô: 12 m3

Carga útil:

– pod principal: 1 tonelada

– pod-robô: 2 toneladas

Motorização: 1 motor elétrico

Carregamento: indução

Rodas motrizes: traseiras

Rodas direcionais: frente/traseiras

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...