Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nova Nissan Navara Dark Sky: O céu não é o limite

A Nissan revelou esta quarta-feira, no Salão Automóvel de Hannover de 2018, o veículo conceptual Nissan Navara Dark Sky, desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial europeia (ESA).

O veículo conceptual funciona como um laboratório de astronomia móvel, incluindo, pela primeira vez a nível mundial, um telescópio com capacidades de observatório astronómico montado num reboque todo-o-terreno personalizado. Tratando-se da mais recente materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, o veículo está equipado com a tecnologia de assistência ao condutor ProPILOT, a qual foi atualizada para permitir que a Navara se tornasse mais segura e conveniente nas operações de reboque.

“O concept Nissan Navara Dark Sky é um exemplo brilhante de como a Nissan pode ser um verdadeiro parceiro, permitindo que os nossos clientes se desloquem sem limites”, afirmou Ashwani Gupta, Vice-presidente Sénior da unidade de negócios de veículos comerciais ligeiros da Nissan. “Através da Mobilidade Inteligente da Nissan e do ProPILOT, estamos a criar as melhores soluções para as fronteiras empresariais do futuro, independentemente da complexidade das necessidades comerciais”.

A ESA está a realizar um mapeamento das estrelas com uma precisão inédita através da utilização do satélite Gaia, o qual já observou mais de mil milhões de estrelas. O protótipo Nissan Navara Dark Sky apoia este projeto ajudando os astrónomos a realizar observações de acompanhamento do universo a partir de localizações de difícil acesso, denominadas “dark sky” (céu escuro) porque afastadas do brilho noturno das zonas urbanas, que reduzem a visibilidade do céu.

O veículo inclui um conjunto de funcionalidades inteligentes que foram otimizadas para cumprir os requisitos dos clientes dos veículos comerciais:

– O sistema ProPILOT aumenta o controlo do condutor ao combinar as tecnologias de Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro e de Assistência à Condução da Nissan. Esta solução conserva a distância relativamente ao veículo da frente mantendo simultaneamente o automóvel e o conjunto centrados durante a condução em faixa única, inclusive em curva;

– O sistema de Câmara Inteligente de Visão 360º foi atualizado para incluir o reboque, proporcionando ao condutor uma vista aérea de 360º em torno do veículo e de todo o conjunto, facilitando a operação de estacionamento;

– O Aviso de Ângulo Morto foi melhorado para realçar objetos em ângulos mortos dentro do alcance do reboque;

– O Alinhamento de Acoplamento de Reboque Inteligente permite que a Navara assuma o controlo da direção, da aceleração, do travão e da caixa de velocidades, de forma a conseguir manobrar automaticamente e alinhar com o reboque para acoplar facilmente;

– As baterias portáteis da Nissan utilizam tecnologia de veículos elétricos proveniente do Nissan LEAF para assegurar o abastecimento de energia, independentemente de quão remota for a localização.

No centro do reboque encontra-se o telescópio ultra potente PlaneWave. As tecnologias otimizadas de Mobilidade Inteligente da Nissan permitem transportar o telescópio para localizações remotas de céu escuro.

“O concept Nissan Navara Dark Sky permite realizar observações em locais muito remotos, evitando a poluição luminosa e transportando telescópios de forma segura e fácil”, afirmou o Dr. Fred Jansen, Diretor Sénior de Missão da ESA para o Gaia. “Telescópios como o que se encontra no reboque são necessários para realizar o estudo de planetas e estrelas na nossa galáxia, permitindo campanhas de acompanhamento a partir da Terra através dos dados proporcionados pelo Gaia”.

Já Paolo D’Ettore, Diretor da unidade de negócios de VCL da Nissan Europa, revelou que “na Europa, quase um quarto dos nossos clientes da Navara utilizam o reboque regularmente. Utilizando as tecnologias da Mobilidade Inteligente Nissan, quisemos construir a pick-up mais avançada e capaz para responder às suas necessidades. O resultado é o concept Nissan Navara Dark Sky e, no futuro, pretendemos tornar o reboque uma atividade mais simples e mais confortável para todos os nossos clientes”.

O design do protótipo Nissan Navara Dark Sky foi inspirado no cosmos. O esquema de cores escuras exterior representa temas da nebulosa recorrendo a padrões paramétricos, e o interior alia as tonalidades profundas do céu noturno aos tons laranja do pôr-do-sol. O debruado em laranja refletor nos assentos também proporciona visibilidade no interior do veículo, tornando desnecessária a utilização de luz branca, a qual iria perturbar a visão noturna do astrónomo.

Uma vez que a luz vermelha é a que menos afeta a visão noturna dos humanos, a Navara e o reboque utilizam exclusivamente iluminação vermelha para evitar perturbações no campo visual durante as observações.

Trabalhando em estreita colaboração com a ESA, o módulo do reboque também incorpora uma atmosfera especial refrigerada, permitindo que o telescópio permaneça estável e calibrado à temperatura ideal durante a deslocação para as diferentes localizações.

Após a chegada, geralmente a localizações de difícil acesso, o tejadilho mecanizado do módulo do reboque pode ser aberto para focar o telescópio no céu noturno. Utilizando um espelho de 40 centímetros (primário), tem capacidade para proporcionar visualizações detalhadas para lá dos anéis de Saturno, para galáxias distantes, nebulosas e supernovas.

O concept Nissan Navara Dark Sky foi projetado tendo em vista a robustez para salvaguardar as exigências dos clientes. Um acoplamento de reboque seguro aliado a um chassis robusto em escada, um motor diesel biturbo de 2.3 litros e 190 CV e 450Nm de binário permitem que a Navara enfrente terrenos difíceis em áreas remotas e reboque facilmente o peso do módulo do telescópio.

A Navara e o reboque integram conjuntos de baterias portáteis de VE, tirando partido da tecnologia de baterias de veículos elétricos testada e comprovada pela Nissan. Quando instalados, os conjuntos de bateria estão constantemente em modo de carregamento e prontos a utilizar sempre que necessário.

Entre as funcionalidades inteligentes adicionais encontram-se o Wi-Fi, uma estação com um portátil e transmissão UHF para comunicar dados instantaneamente, em qualquer zona do mundo. Oito unidades radar combinadas, em cada canto do automóvel e do reboque, informam o condutor sobre a área circundante do veículo através do ecrã tátil do sistema de infotenimento NissanConnect no painel de instrumentos.

Estas tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan funcionam em conjunto para tornar o protótipo Nissan Navara Dark Sky na pick-up mais inteligente da sua classe para operações de reboque.

Os sistemas líderes mundiais de Mobilidade inteligente da Nissan permitem que a Navara manobre o reboque do telescópio até à posição ideal. Os sensores de radar e as câmaras analisam o terreno e identificam a localização correta e estacionam e estabilizam o reboque. Em comparação com a Navara de série, a altura de condução total do concept Nissan Navara Dark Sky foi elevada, criando uma distância ao solo extra para reforçar a atitude “todo-o-terreno” do veículo.

Após o Salão Automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio para transmitir o espírito de exploração e aventura e para inspirar e educar as gerações do futuro.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...