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Tudo sobre o novo Audi Q8

Este é o novo Audi Q8, um SUV coupé de luxo com um design expressivo e que se apresenta com uma variante da grelha Singleframe, que serve de assinatura à marca, neste caso inspirada na do Audi quattro original. Chega a Portugal em versão Q8 50 3.0 V6 TDI de 286 cv, por 110 mil euros.

 

Combinando a elegância de um coupé de luxo de quatro portas com a versatilidade prática de um grande SUV luxuosamente equipado e suficientemente robusto para um desempenho off-road, este novo Audi Q8 50 3.0 V6 TDI de 286 cv exala dinâmica desportiva e prestígio de luxo como nenhum outro SUV da Audi.

Com 4,986 metros de comprimento, 1,995 metros de largura e 1,705 metros de altura, é mais largo, mais curto e mais baixo que o Q7. Tejadilho elegantemente inclinado termina nos pilares D e assenta acima das cavas das rodas, cujas jantes podem ter até 22 polegadas; numerosos detalhes recordam o design do quattro original.

O tejadilho elegantemente inclinado termina nos pilares D e assenta acima das cavas das rodas, cujas jantes podem ter até 22 polegadas; numerosos detalhes recordam o design do quattro original.

Os faróis em LED de série podem dar lugar à tecnologia HD Matrix LED, uma das muitas opções que a Audi disponibiliza para o Q8. A assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital.

Uma faixa de luz liga as os grupos óticos, atravessando longitudinalmente toda a traseira do Q8.

Foto: Audi

 

O interior é generoso e elegante, em estilo clean, numa fusão harmoniosa da arquitetura com o conceito operacional e uma ampla escolha de materiais, como o couro Valcona e o eucalipto, que permitem ajustar a decoração ao gosto do cliente.

Os bancos desportivos estão também disponíveis com função de ventilação e massagem. Outra opção, é o pack de qualidade do ar, com ionizador e uma fragrância suave que perfuma o ambiente. O pack de iluminação personalizada os efeitos de iluminação no interior.

Quando solicitado, está disponível regulação longitudinal na sua fila traseira de três lugares. Com o banco traseiro rebatido, o compartimento de bagagens chega até uns expressivos 1755 litros.

Digitalização total

O painel de instrumentos Audi virtual cockpit totalmente digital, de série, foi alongado, reforçando as linhas do design, com uma pronunciada orientação horizontal. A versão plus deste painel digital inclui uma terceira visualização, em opção. Um Head-up display opcional, projeta informações importantes no para-brisas, incluindo as orientações detalhadas para navegação.

Foto: Audi

Dois grandes monitores touch de 10,1 polegadas, ao alto, e de 8,6 polegadas, apoiam o sistema de informação e entretenimento MMI Plus, com navegação integrada, e que também pode ser operado por voz. O sistema inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o padrão LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi e pode ser enriquecido com opções com o Audi phone box e Audi smartphone interface.

O sistema de navegação é inteligente e tem uma função de autoaprendizagem e planeamento de rotas online. Muitas funções do Audi connect adicionam soluções preditivas ao processo de planeamento de rotas; isso permite que os dois serviços Car-to-X – reconhecimento de sinais de trânsito e informações de perigo – beneficiem da partilha de informações de outros veículos da frota Audi. Com a app myAudi, os condutores do Q8 também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o sistema MMI.

A Chave Audi connect, que permite ao condutor fechar/abrir o veículo e ligar o motor usando um smartphone Android compatível é opcional. Outra opção, para os melómanos mais exigentes, é o sistema áudio opcional Bang & Olufsen Advanced com som 3D.

Foto: Audi

Offroad assumido

O sistema de tração integral quattro permite repartir a tração entre os dois eixos, consoante as necessidades. A generosa altura ao solo de 254 milímetros de distância, as distâncias curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira e sistema hill descent control, de ajuda em descidas, garantem ao Audi Q8 capacidades de offroad muito reais.

Foto Audi

 

 

De série, o Q8 vem equipado com suspensão com controlo de amortecimento, mas como opção a Audi oferece a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado e com as configurações comfort ou sport, que permite regular a altura em até 90 mm.

Suspension

Foto: Audi

A direção progressiva de série tem uma relação de desmultiplicação que se torna cada vez mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta.

O Q8 dispõe ainda, como opção, de um eixo traseiro autodireccional, que permite girar as rodas até cinco graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a manobralidade do Q8, enquanto que a velocidades mais altas viram na mesma direção, melhorando a estabilidade.

Foto: Audi

Em roda livre até aos 160 Km/h

O Q8 é particularmente eficiente graças à nova tecnologia mild-hybrid (MHEV), que lhe permite circular com o motor desligado e que o sistema start&stop entre em funcionamento aos 22 km/h, garantindo uma redução do consumo de até 0,7 l/100 km.

O sistema elétrico primário de 48 V incorpora dois importantes módulos tecnológicos: uma bateria de iões de lítio e um alternador de arranque com correia. Estas soluções permitem ao Q8 circular a velocidades até aos 160 km/h com o motor de combustão desligado, além de conseguir recuperar até 12 kW em desaceleração. A tecnologia MHEV permite longas fases de roda livre, e o sistema start-stop desativa o motor de combustão abaixo dos 22 km/h.

Na fase de lançamento está disponível a versão Q8 50 TDI, com motor 3.0 TDI com 286 cv (210 kW) e binário máximo de 600 Nm. Duas outras motorizações estarão disponíveis a partir do início do próximo ano.

A transmissão está a cargo de um sistema automático Tiptronic de 8 velocidades, enquanto a tração recorre ao conceituado e eficiente sistema permanente quattro. O coeficiente de penetração aerodinâmico apresenta um Cx de 0,34.

Em termos de segurança, o novo Audi Q8 disponibiliza quatro pacotes distintos, incluindo o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento, o aviso de mudança de faixa de rodagem, o curb warning (aviso de proximidade ao passeio) e o garage pilot remoto, que ficará disponível no início de 2019.

Um conjunto de sensores, incluindo doze sensores de ultrassom, de scanners e radares de médio e longo alcance, combina-se com as câmaras frontal, de 360 graus e de visão noturna para garantir a segurança total e níveis base de condução autónoma.

VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇOES SOBRE O NOVO AUDI Q8

FICHA TÉCNICA

Dimensões e capacidades

  • Comprimento: 4986 mm
  • Largura: 1955 mm
  • Altura: 1705 mm
  • Distância entre eixos: 2995 mm
  • Distância ao solo: até 254 mm (com suspensão pneumática adaptativa)
  • Capacidade de bagagem; de 605 a 1755 litros
  • Peso: 2145 Kg

Motor

  • Motor 3.0 TDI turbodiesel, V6 2967 cm3 com tecnologia mild-hybrid (MHEV) com o sistema elétrico primário de 48 V e bateria de iões de lítio e um alternador de arranque com correia.
  • Potência máxima: 286 cv / 3500-4000 rpm
  • Binário máximo: 600 Nm / 2250-3250 rpm

Performances

  • Aceleração 0-100 km/h: 6,3 segundos
  • Velocidade máxima: 245 km/h

Consumos e emissões

  • Consumo médio (norma NEDC): 6,6 l/100 km
  • Emissões de CO2: 172 g/km

Transmissão

  • Caixa automática Tiptronic de oito velocidades
  • Tração integral permanente quattro.

 

 

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