Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo revela nova V60 Cross Country

A Volvo Cars apresentou esta terça-feira a nova Volvo V60 Cross Country, dando assim continuação ao seu plano de transformação e introduzindo o nono modelo em quatro anos.

O novo modelo visa personificar a carrinha familiar sueca com uma versatilidade capaz de se adaptar na perfeição de uma utilização citadina para os trilhos off road da skogen (floresta em sueco) ao melhor estilo Cross Country – um conceito em que a Volvo foi pioneira entre congéneres em 1997.

“A nova V60 Cross Country representa na perfeição a tradicional carrinha familiar sueca capaz de se adaptar a vários ambientes. Inventámos o segmento Cross Country há mais de 20 anos e com este automóvel reforçamos a tradição de segurança, versatilidade e robustez das nossas carrinhas”, afirmou Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da marca sueca.

A nova V60 Cross Country tem uma distância ao solo de mais 75 mm em relação à V60, tendo o chassis e a suspensão sido especialmente desenhados para realçar a capacidade off-road do modelo. A capacidade de tração às 4 rodas motrizes (AWD) é de série bem como os sistemas Hill Descent Control, Electronic Stability Control, Corner Traction Control. Também de série é o modo de Condução Off-Road.

Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, utilizada nos modelos da gama 90 e 60 -, a nova Volvo V60 Cross Country beneficia também da mais recente tecnologia de segurança e sistemas de info entretenimento.

“A V60 Cross Country é tão refinada como os nossos outros modelos baseados na plataforma SPA. No entanto, a sua versatilidade torna-a tão adaptável à cidade como fora dela graças à posição de condução mas elevada, maior altura ao solo e capacidade de tração às 4 rodas motrizes”, explicou Henrik Green, Senior Vice President da área Research & Development da Volvo.

Segurança

O galardoado Sistema de Segurança City Safety com travagem automática é de série na V60 Cross Country. Ele é capaz de evitar potenciais acidentes sendo o único sistema do mercado capaz de reconhecer peões, ciclistas e animais de grande porte.

A função Pilot Assist está também disponível oferecendo condução semiautónoma até 130 km/h em estradas devidamente marcadas. O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo

Já os Run-off Road Mitigation e Oncoming Lane Mitigation são de série sendo opcional o Cross Traffic Alert com travagem automática. Todos eles reforçam a segurança, com tecnologia Volvo que fazem da nova V60 Cross Country um dos modelos mais seguros das estradas.

A Volvo V60 Cross Country está também equipada com o Sistema de Infoentretenimento Sensus Connect, sistema totalmente compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G. Este sistema é capaz de manter os condutores conetados independentemente da zona onde se encontrem. A carrinha vem também equipada com um intuitivo ecrã touch que combina as funções do automóvel, navegação, conectividade e aplicações de entretenimento.

No respeitante a motores, no início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações T5 AWD a gasolina e D4 AWD Diesel. A breve trecho serão introduzidas as novas opções eletrificadas.

Cross Country já tem mais de 20 anos

Para a Volvo, a tração integral é acima de tudo uma questão de segurança pois, além de proporcionar dinâmica de condução, oferece mais estabilidade e controlo em quaisquer condições de piso ou meteorologia.

A Volvo V70, com Sistema AWD surgiu em 1997, ano em que foi estreado também o conceito Cross Country na V70XC – pioneiro e inovador na indústria automóvel e que a marca tem mantido, com sucesso, na sua gama desde então e que este ano será alargado à carrinha V90.

Portugal é um caso de sucesso para as versões Cross Country com uma percentagem de vendas superior à maioria dos mercados na Europa.

No dicionário da Volvo lê-se: “Um cocktail de: capacidade fora do asfalto, funcionalidade e robustez, sem comprometer o conforto típico de um Volvo. Qualquer versão Cross Country terá sempre maior altura ao solo que a versão normal correspondente e detalhes exteriores de proteção de órgãos vitais da mecânica e carroçaria.
Mais um exemplo de uma (boa) ideia tipicamente sueca, adaptar os automóveis às exigências do piso (estradões, lama, neve, gelo) de grande parte do país e dos meses do ano, garantindo maior durabilidade e segurança”.

Tradição em carrinhas

Durante mais de 60 anos, a Volvo Cars tem sido conduzida por uma visão assente na criação de carrinhas capazes de melhorar a vida das pessoas. Esse princípio está presente na nova V60 – esta é uma carrinha na qual, o moderno design escandinavo e o enfoque na inovação permitem, de uma forma simples contribuir para que cada momento seja único.

A nível mundial, a Volvo já vendeu mais de 6 milhões de carrinhas. Tal facto, valeu uma merecida reputação como marca capaz de desenvolver carrinhas sinónimas de qualidade, fiabilidade e segurança numa tradição iniciada em 1953, com o lançamento da Volvo Duett.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...