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Como o artista urbano Vhils “vê” o SEAT Arona

A SEAT desafiou o artista de arte urbana Vhils a construir e partilhar a sua visão artística e original do SEAT Arona, do que resultou uma obra única inspirada no SUV compacto da marca, que passará a estar exposta no futuro Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais (MARCC).

Foto: SEAR Portugal
Carlos Carreiras (Presidente Câmara Municipal de Cascais), Alexandre Farto AKA Vhils, Teresa Lameiras (Diretora Marketing & Comunicação SEAT Portugal), Rodolfo Florit (Diretor Geral SEAT Portugal).

Com 15 toneladas de cimento, este Arona by Vhils, que é a primeira obra do MARCC, foi produzido com técnicas pioneira, por uma equipa de oito pessoas e exigiu seis meses de planeamento e concepção.

A peça artística, assinada por Alexandre Farto aka Vhils, é uma reinterpretação singular do SEAT Arona que assenta na premissa de que a arte pode estar em todo o lado, inclusive em qualquer elemento no espaço urbano, já a primeira obra deste Museu. O molde da obra composto por ferro, EPS, silicone e fibra de vidro.

“A ideia foi conceber uma peça inspirada no design do Arona que fosse capaz de eternizar no tempo os elementos únicos que foram pensados para esta linha de veículos”, explica o autor. “Queria de algum modo eternizar o automóvel enquanto objeto, com as suas linhas de design intemporais. Partindo desta ideia base, procurei fazer uma peça que refletisse o ciclo de influência recíproca que existe entre a cidade e os seus habitantes, numa altura em que a maioria da população global vive em centros urbanos”, adianta.

O automóvel é um dos elementos fundamentais desta vivência urbana, expressando conceitos fundamentais como a mobilidade, mas também a identidade individual. A composição da peça desenvolve esta ligação entre os vários elementos através de uma transfiguração entre carro, espaço urbano e também a parte de um rosto humano, evidenciando a importância do olhar .

“É uma obra que eu espero possa ser redescoberta daqui a 100 anos quase como um fóssil, um artefacto da sociedade contemporânea em que vivemos, capaz de levar a uma reflexão sobre a nossa condição atual, sobre o momento de desenvolvimento humano de hoje. Daí também a escolha do material. A peça representa, em suma, a ideia de uma certa intemporalidade, que se encontra associada ao design do veículo, mas também do tempo em que vivemos”.

Uma marca com arte e design

Esta parceria entre a SEAT e o Vhils enquadra-se numa filosofia partilhada: a da cultura urbana em movimento. O SEAT Arona é costumizável, reflete a identidade própria de cada condutor, é ousado, foi desenhado para se destacar da multidão. São traços que se podem encontrar em cada uma das obras de VHILS, que quebram barreiras e que valorizam a autenticidade.

“Temos um historial de ligação às artes, especialmente ao design, característica intrínseca da marca. Esta ligação foi evoluindo até chegar a um diferente estilo de design: a arte urbana. Depois de, há 3 anos, numa parceria feita com Pedro Pires, a Solid Dogma e Alexandre Farto, e de termos homenageado Cascais, através de uma escultura que imortaliza a figura típica do pescador, agora esta nossa parceria com o Vhils resultou numa peça de 15 toneladas, que ficará exposta em permanência nesta vila”, explica Teresa Lameiras, Diretora de Marketing & Comunicação da SEAT Portugal.

Em Portugal, a SEAT sempre desenvolveu uma forte ligação ao design, tendo sido uma das marcas de automóveis pioneiras no patrocínio aos grandes eventos nacionais de moda, como a Moda Lisboa.

 

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