Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Euro NCAP impressionada com tecnologias do novo Ford Focus

As tecnologias desenvolvidas para tornar a experiência e condução do novo Ford Focus mais confortável, menos exigente e mais segura foram enaltecidas pelo organismo independente de testes de segurança Euro NCAP, na sequência da sua primeira avaliação feita a um processo de condução automatizada, num evento que teve lugar em Penzing (Alemanha), da responsabilidade da ADAC.

O Ford Focus, modelo que já no início do presente ano havia alcançado uma avaliação de segurança de 5 estrelas, atribuídas pela Euro NCAP, foi alvo de um reconhecimento especial da organização, como parte de uma nova iniciativa criada para proporcionar um maior conhecimento entre os consumidores dos benefícios das avançadas tecnologias de assistência à condução.

O Ford Focus foi escolhido para os testes na sequência da introdução de uma vasta gama de soluções de assistência à condução – em maior número do que em qualquer outro modelo Ford – apoiadas em 3 radares, 2 câmaras e 12 sensores ultra-sónicos. As tecnologias Ford Co-Pilot360 incrementam a protecção, condução e estacionamento.

A Euro NCAP avaliou as tecnologias Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa disponíveis no Focus, soluções que ajudam a que o veículo mantenha uma distância confortável dos veículos que circulem à sua frente, permitem reduzir o stress durante as viagens mais longas, contribuindo para que o veículo se mantenha centrado na sua faixa, podendo ainda ajustar a velocidade do mesmo dentro dos limites legais, monitorizando a sinalética de velocidade presente nas estradas – vertical e/ou pórticos – num complemento às informações do próprio sistema de navegação a bordo.

“O principal desafio é desenvolver sistemas que mantenham o condutor informado de todas as situações possíveis e que lhe permitiam sentir-se em completo controlo. As soluções aplicadas no novo Focus integram um ‘co-piloto’ que apoia o condutor, sem que nunca o incentive a deixar de lado a atenção às suas diferentes tarefas”, afirmou Thomas Lukaszewicz, Director, Condução Autónoma, Ford Europa, o qual fez parte de num painel de discussão neste evento.

Os testes realizados em termos de avaliação de uma condução automatizada incluíram a análise da resposta do veículo na aproximação a um outro veículo mais lento, parado ou em processo de travagem, bem como a resposta a veículos que, de repente, surjam no tráfego ou que dele saiam, a assistência da direcção e a recentragem na faixa de rodagem após evitar-se um determinado obstáculo na estrada ou em situações de condução em curvas sinuosas.

Concluiu-se que o novo Ford Focus proporciona um bom equilíbrio entre a assistência ao condutor e permitindo que este se sinta em total controlo do veículo, embora registando algum pequeno risco associado ao facto de o condutor se poder vir a tornar mais dependente das tecnologias.

A Euro NCAP também avaliou como o manual do utilizador do Focus explica, de modo efetivo, as capacidades dos diferentes sistemas e o papel do condutor durante a sua operação, enaltecendo as tecnologias de assistência à condução como de utilização simples e intuitiva.

“O Ford Focus oferece um conjunto muito equilibrado de tecnologias de assistência ao condutor, permitindo-lhe a capacidade de tornar as viagens mais seguras, garantindo ainda que o condutor precisa de permanecer alerta e pronto a encetar as medidas adequadas, em situações de emergência”, explicou Michiel van Ratingen, Secretário-Geral da Euro NCAP.

Entre outras tecnologias de apoio à condução disponíveis no novo Focus, destacam-se:

  • Assistência à Direcção em Manobras Evasivas, que recorre a um radar e a uma câmara para detecção de veículos que, à sua frente, se desloquem mais lentamente ou estejam parados, fornecendo apoio à direcção para que os condutores os possam contornar, na eminência de uma colisão

  • Assistência de Pré-Colisão com Deteção de Peões e Ciclistas, para a deteção de pessoas na estrada ou perto dela, ou que se possam cruzar com o veículo. O sistema aplica automaticamente os travões caso detecte uma potencial colisão e o condutor não responda aos avisos. Também pode detectar ciclistas e opera no escuro, recorrendo à luz dos faróis.

  • O Sistema Frontal de Iluminação Adaptativa com Iluminação Preditiva em Curva e Iluminação Baseada em Sinais da Ford, que pré-ajusta os padrões de iluminação para proporcionar a máxima visibilidade na aproximação de uma curva, cruzamento ou rotunda.

O novo Focus está já em comercialização na Europa nas versões hatchback de 5 portas, Wagon, mais a variante de 4 portas, disponível em alguns mercados selecionados numa gama completa onde se inclui os Focus Business e Titanium, o desportivo Focus ST-Line e a proposta premium topo-de-gama Vignale. O crossover Focus Active chegará ao mercado no final do presente ano.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português