Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O que muda no novo Suzuki Jimny

Aqui está o novo Suzuki Jimny, com todos os argumentos para continuar a saga dos seus antecessores, a começar no design exterior e a acabar nas suas verdadeiras capacidades de offroad. Tudo isto embrulhado por um preço mais do que convidativo.

Desde o lançamento do primeiro Jimny, em abril de 1970, que este genuíno mini todo-o-terreno vem sendo um dos melhor sucedidos modelos da marca japonesa e uma montra da mestria de Suzuki na tecnologia 4×4. Pequeno, ligeiro, económico e com verdadeiras capacidades de offroad, o Jimny tornou-se, sobretudo pela sua relação qualidade-preço, uma das opções todo-o-terreno mais atrativas no segmento dos mini SUV.

A terceira geração do Jimny (foto) somava já mais de duas décadas desde o seu lançamento no início de 1998, mais do que justificando a chegada da nova geração, que agora chega ao mercado.

Foto: Suzuki Jimny

O novo Jimny mantém um look robusto, com as suas linhas retas a remeterem-nos para o icónico Classe G da Mercedes, mas sem renegar os traços de família com as anteriores gerações. Os faróis redondos com os piscas independentes e a grelha com aberturas verticais são sinais claros desta genealogia, numa carroçaria onde as proteções plásticas estão agora mais presentes. Está disponível com oito cores, incluindo as novas e exclusivas kinetic yellow amarela e o verde Jungle Green.

Foto: Suzuki Media

O interior é simples, prático e funcional. Os botões e comandos são fáceis e operar, mesmo para quem está com luvas e no painel de instrumentos e no monitor de 7 polegadas do sistema de informação e entretenimento podem ficar visíveis todos os dados para a prática de todo-o-terreno. A conetividade a smartphones e outros dispositivos externos é total.

O compartimento de bagagens pode atingir os 377 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, mais 53 litros que o modelo anterior.

Foto: Suzuki Media

Novo motor 1.5

As capacidades todo-o-terreno assentam no sistema de tração integral AllGrip Pro, na suspensão rígida com molas helicoidais e na distância entre eixos muito curta com as rodas nos extremos, que lhe garantem excelente ângulos de ataque e da saída.

Foto: Suzuki Media

Quando a roda de um lado é levantada por um obstáculo, a roda oposta é pressionada para baixo, garantindo uma boa motricidade, graças à ação combinada da suspensão e do sistema automático de controlo de tração, que ajusta a distribuição do binário consoante as condições do terreno.

Foto: Suzuki Media

A alavanca dos modos de tração permite comutar de uma forma muito simples entre as duas rodas motrizes (2H), a tração integral de altas rotações (4H) ou a tração 4×4 de baixas rotações (4L), para as situações mais extremas.

O motor 1.3 da geração anterior foi substituído por um bloco 1.5 litros, garantindo um maior binário e disponível numa banda mais larga de rotações. Uma melhoria a considerar num veículo de todo-o-terreno, em que a força a baixas rotações é frequentemente necessária.

Foto: Suzuki Media

Apesar do aumento de cilindrada, o bloco 1.5 é mais compacto que o anterior e pesa menos 15 Kg, o que contribui para melhorar a eficiência geral deste novo Jimny.

A caixa manual de 5 velocidades tem relações otimizadas para o novo motor e também garante melhor eficiência de consumos. O resultado é uma transmissão com menor vibrações e mais direta nas passagens de caixa.

A alternativa é a transmissão automática de 4 velocidades, também ela melhorada para garantir menor fricção e melhores consumos.

Foto: Suzuki Media

Em termos de segurança, o novo Jimny incorpora as tecnologias até agora inexistentes, como o sistema de alerta e travagem automática anti colisão frontal e anti atropelamento com detetor de peões, o aviso de mudança involuntário a ajuda à manutenção na faixa de rodagem, o reconhecimento de sinais de trânsito (uma estreia em modelos da marca) e as ajudas ao arranque em subida e de descida.

FICHA

Dimensões Comprimento 3645 mm / largura 1645 mm /altura 1725 mm / distância entre eixos 2250 mm Motor 4 cilindros em linha, gasolina 1462 cm3 Potência máxima 100 cv/6000 rpm Binário máximo 130 Nm /4000 rpm Tração integral 4X4 Caixa manual de 5 velocidades Velocidade máxima 145 Km/h Consumo misto 6,8 l/100 Km Emissões de CO2 178 g/Km Preço Desde 21.483 euros

VEJ AQUI A FICHA COM AS ESPECIFICAÇÕES E EQUIPAMENTO DO NOVO JIMNY

PVP-NovoVEJA AQJIMNY_PT-1

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Os principais desafios do marketing para 2020