Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar Land Rover tem nova fábrica na Eslováquia

A Jaguar Land Rover inaugurou uma fábrica radical de fabrico em série, em Nitra, na Eslováquia, depois de um investimento de 1.400 milhões de euros. É a primeira vez que é inaugurada uma fábrica inglesa de fabrico de automóveis na Eslováquia.

O investimento em Nitra representa o último passo da estratégia de expansão global da empresa, depois da joint venture na China, em 2014, e da fábrica do Brasil, em 2016, apoiada igualmente por contratos de fabrico na Índia, desde 2011, e na Áustria, desde 2017.

“Um negócio global requer deixar a tua marca nas operações globais. Enquanto o coração e a alma da Jaguar Land Rover permanecem fielmente no Reino Unido, a expansão internacional fortalece e enriquece o nosso negócio no Reino Unido”, afirmou o Prof. Dr Ralf Speth.

“A inauguração desta fábrica vanguardista em Nitra, na Eslováquia, representa o início de uma nova era no fabrico da Jaguar Land Rover. Estas instalações representam a nossa mais recente aposta no programa de globalização a longo prazo e o culminar de quatro anos de planeamento. Como sucede com as nossas fábricas de fabrico em série no Reino Unido, China, Brasil, India e Áustria, esta na Eslováquia, equipada com a mais recente tecnologia, vai complementar e apoiar as nossas funções empresariais de I+D e engenharia com sede no Reino Unido”, concluiu o responsável.

Fabrico na Eslováquia

Atualmente, a Jaguar Land Rover emprega cerca de 1500 pessoas em Nitra, sendo que 98% são eslovacas e 30% mulheres. Em novembro terá início a segunda fase da contratação local, com ofertas de emprego para mais 850 pessoas que irão fazer parte da equipa de Nitra.

Todos os funcionários participaram num programa de formação à medida, com 12 semanas de duração, para as necessidades da nova fábrica, ministrado na primeira Academia de Formação do grupo fora da Inglaterra, com um investimento de 7,5 milhões de euros.

A nova fábrica, com uma superfície de 300 mil m2, está de mãos dadas com as mais recentes técnicas de fabrico em alumínio e com a engenharia mais avançada existente na Eslováquia, com uma capacidade prevista de 150 mil veículos por ano. O primeiro Land Rover Discovery saiu da linha de produção no passado mês de setembro.

A nova fábrica é a primeira na Europa a utilizar o sistema de transporte Pulse da Kuka, que chega a ser 30% mais rápido no tempo de entrega em comparação com os sistemas de transporte tradicionais. Além disso, vai contar com um novo processo de pintura automatizado com o qual vai assegurar a melhor qualidade existente e com o menor impacto no meio ambiente.

Com os olhos postos no futuro, a fábrica foi projetada com a máxima flexibilidade tendo em vista facilitar o fabrico em série utilizando as tecnologias online, como é o caso da visualização em tempo real de todo o processo de fabrico de modo a melhorar a eficiência, as entregas e a qualidade.

A Eslováquia estabeleceu-se por direito próprio no setor premium da indústria da autolocomoção, representando 44% do total da indústria do país. Com uma rede de fornecedores estabelecida nas proximidades, a Jaguar Land Rover estabeleceu acordos com um importante número de fornecedores de bancos e jantes, para apoiar a produção do Land Rover Discovery em Nitra, o que deu origem à criação de milhares de postos de trabalho adicionais na rede de fornecedores da Eslováquia.

Comunidade local

A Jaguar Land Rover trabalha em conjunto com as comunidades locais que se encontram próximas das suas fábricas de produção em série, localizadas um pouco por todo o mundo.

Nos últimos seis meses, a Jaguar Land Rover dedicou cerca de 500 horas de trabalho voluntário a projetos localizados nas comunidades perto de Nitra; lançando o seu primeiro programa de subsídios para funcionários e apoiando 12 projetos locais, incluindo a primeira sala sensorial terapêutica de Nitra ou a mais recente abertura do fundo de dotação da Pontis Foundation, para apoiar futuros projetos locais.

Durante os últimos três anos, a Jaguar Land Rover, criou novos programas de formação para inspirar novas gerações de engenheiros na Eslováquia.

No próximo mês de novembro, pela terceira vez, terá lugar a competição Land Rover 4×4 Schools na Eslováquia. Nesta prova irão participar 10 escolas da Eslováquia com o design e construção de um veículo de tração às quatro rodas e controlo remoto capaz de vencer as pistas e os terrenos mais difíceis. Além disso, o desafio Jaguar Primary School Challenge terá lugar este ano, pela primeira vez, na Eslováquia.

Estes projetos estão concebidos para aproximar o mundo do trabalho à vida real, bem como para aumentar o conhecimento acerca das várias opções de trabalho disponível para os jovens.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer