Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Audi A6 já aí está a partir de 59.950€

A Audi apresentou a oitava geração do seu A6 nas suas variantes Limousine e Avant com sistema mild-hybrid. Em Portugal, o novo Audi A6 já se encontra disponível com dois motores – 40 TDI e 50 TDI, com potências de 204 CV e 286 CV, respetivamente –, com preços a partir de 59.950 euros (Limousine) e 62.550 euros (Avant).

Tal como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um novo embaixador da nova linguagem de design da Audi. Com superfícies alongadas, contornos elegantes e linhas marcantes, a nova limousine transmite o seu caráter: elegância, desportivismo e elevada tecnologia e sofisticação. O exterior do A6 Limousine destaca-se pelas proporções equilibradas – longo capot do motor, grande distância entre eixos e curtas dimensões entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira.

A carrinha do A6 apresenta superfícies alongadas, contornos elegantes, linhas marcantes e um óculo traseiro de perfil baixo. Com pouco menos de cinco metros de comprimento, oferece elegância, desportivismo e sofisticação, com a sua longa parte dianteira e a linha de tejadilho levemente inclinada.

A Audi oferece os faróis em três versões diferentes. Com o topo de gama, os faróis HD Matrix LED, onde cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna e enfatizam a largura da parte dianteira. Acima delas estão os módulos do feixe de luz dos “médios”.

Opcionalmente, a assinatura de iluminação das luzes traseiras é composta por uma única linha horizontal e nove segmentos verticais para cada unidade; a luz de travão preenche as áreas entre os mesmos. O indicador dinâmico está incluído neste equipamento de topo. Ao destravar e travar as portas, uma assinatura de “coming/leaving home” enaltece a combinação de design e tecnologia que é a marca registada da Audi.

O novo Audi A6 é mais desportivo do que o modelo anterior, devido, essencialmente, às soluções inovadoras da suspensão. Oferece uma excelente manobrabilidade nas zonas urbanas, agilidade em estrada e, segundo a marca alemã, um perfeito equilíbrio e conforto em autoestrada. A direção dinâmica com eixo traseiro direcional é componente-chave na agilidade e manobrabilidade já que combina uma resposta direta e desportiva da direção com um incremento na estabilidade.

No eixo traseiro, um atuador mecânico vira as rodas até cinco graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade do A6 Avant e reduzindo o seu diâmetro de viragem até 1,1 metros. As manobras são assim facilitadas, apesar do comprimento exterior de quase cinco metros.

A partir dos 60 km/h, as rodas traseiras viram na mesma direção que as rodas dianteiras, otimizando a estabilidade, especialmente nas mudanças de faixa de rodagem. Assim, o A6 não oferece apenas ao condutor uma estabilidade linear direta a velocidades elevadas: os passageiros também desfrutam de maior conforto, com a menor oscilação da carroçaria.

Apesar das jantes de maior dimensão, até 21 polegadas, e pneus até 255/35, o Audi A6 viu melhorado o conforto e o ruído de rolamento, em relação ao modelo anterior. Os travões, com pinças fixas em alumínio, são montados no eixo dianteiro. A Audi oferece uma escolha de quatro variantes para a suspensão: a suspensão convencional com molas de aço, a suspensão desportiva, a suspensão com controlo de amortecimento e a suspensão pneumática adaptativa.

Sistema MMI touch response

O sistema operacional MMI touch response do novo Audi A6 estabelece novos padrões. Com inúmeras opções de personalização, ajusta-se ao condutor: totalmente digital, permite que as funções centrais do veículo sejam inseridas na posição desejada no ecrã MMI, utilizando a função “drag-and-drop” – semelhante ao que acontece com as aplicações nos smartphones.

Ideal para condutores frequentes e clientes frotistas: um total de sete condutores podem armazenar as suas configurações preferenciais em perfis de utilização individual e configurar até 400 parâmetros. Graças à estrutura lógica do menu, o sistema oferece acesso rápido às funções do veículo.

Os botões favoritos configurados ajudam a adaptar o sistema às preferências do utilizador. Como opção, os botões de iluminação e multifunções podem ser equipados com tecnologia de resposta ao toque (touch response).

Motores eletrificados (MHEV)

A tecnologia Audi mild hybrid (MHEV) aumenta ainda mais o conforto e a eficiência de todos os motores que compõem a gama do novo A6. Em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km.

Com os motores V6, é aplicado um sistema elétrico primário de 48 V, enquanto que no 2.0 TDI é um sistema elétrico de 12 V. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6 pode desligar por completo o motor quando está ativa a função “roda livre”, entre os 55 e os 160 km/h. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo à frente do Audi A6 iniciar o andamento.

Em Portugal estão disponíveis na fase de lançamento dois motores TDI: um 2.0 de quatro cilindros e um 3.0 V6, com potências de 204 CV (150 kW) e 286 CV (210 kW) e um binário máximo de 400 Nm (40 TDI) e de 620 Nm (50 TDI), respetivamente.

Personalidade Interior

O interior do novo Audi A6 é ainda maior do que no modelo anterior. Os bancos totalmente novos sublinham a personalidade do novo modelo, especialmente nas viagens de maior duração. Com as numerosas funções de regulação, os bancos dianteiros de contorno individual estão opcionalmente disponíveis com ventilação e massagem, incrementando o conforto.

Também é assegurada uma boa climatização interior: o pacote opcional de qualidade do ar melhora-o com duas fragrâncias subtis, um ionizador do ar e um eficaz filtro antipoluição. Com grandes secções vidradas, o teto solar de vidro panorâmico, opcional, inunda o interior com luz. As características adicionais de conveniência incluem os limpa para-brisas com injetores integrados e o para-brisas aquecido, ambos disponíveis como opção.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...