Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Grupo Volkswagen inaugura Centro de software em Lisboa

O Grupo Volkswagen inaugurou ontem, em Lisboa, um novo Centro de Desenvolvimento de Software, onde cerca de 300 especialistas em Tecnologias de Informação irão desenvolver soluções para os ecossistemas digitais e processos corporativos internos do Grupo.

Foto: Volkswage
CIO da Volkswagen Martin Hofmann, Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, CIO MAN Truck & Bus Stephen Fingerling e o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Um terço destes especialistas irão trabalhar em serviços baseados na cloud, especificamente para o setor dos veículos comerciais da associada MAN Truck & Bus.

“O desenvolvimento de software para novos serviços digitais vai tornar-se uma competência fundamental para a Volkswagen,” explicou Martin Hofmann, CIO do Grupo Volkswagen. “Estamos a construir o saber fazer necessário para esta finalidade numa configuração descentralizada. Para recrutar as melhores pessoas, temos de ir onde estão as melhores pessoas”. “Os Centros de desenvolvimento de “software” (CDS) da Volkswagen são únicos no panorama tecnológico. Combinam métodos como programação extrema, programação conjunta e uma atmosfera de startup, com estabilidade de longo prazo, tópicos inovadores e o crescimento da comunidade de TI a nível mundial no âmbito do Grupo Volkswagen.”

Esta é a terceira unidade deste tipo e a primeira fora da Alemanha, depois de Wolfsburgo, cidade sede do Grupo, e do centro de Berlim. Nos CDS, equipas de projeto altamente especializadas concentram-se essencialmente em serviços de valor acrescentado para os ecossistemas digitais das marcas, como os serviços de mobilidade We da Volkswagen. Estruturas relevantes para a segurança, incluindo as necessárias para a autenticação de perfis de clientes para esses serviços ou a encriptação de bases de dados, são também desenvolvidas nestes centros.

Os CDS são elementos estratégicos fundamentais nos esforços da Volkswagen para dar resposta à procura crescente de soluções avançadas de software no âmbito da sociedade. A Volkswagen está também a expandir continuamente as suas capacidades digitais através de parcerias tecnológicas. Na Alemanha, os programadores de software serão formados pela Volkswagen na Faculty 73, em Wolfsburgo, já a partir do início de 2019.

A Volkswagen e a MAN Truck & Bus vão recrutar especialistas em TI principalmente no mercado de trabalho português. Enquanto localização de TI, a área metropolitana de Lisboa conta com uma administração com afinidade por matérias digitais, uma rede estreitamente vinculada de startups e empresas tecnológicas e um ambiente académico de elevado desempenho com diplomados altamente qualificados.

 

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
As japonesas não podem usar óculos no trabalho. Imagina porquê?
Marketeer
Portugueses vão percorrer 891 quilómetros para voltar a casa no Natal