Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nova geração do Ford Focus já à venda

Já se encontra à venda em Portugal a nova geração do Ford Focus que inclui novas versões diferenciadas como o topo de gama Focus Vignale e o Focus Active de inspiração SUV.

O novo Focus representa, nas palavras da Ford, a expressão máxima do design e da tecnologia da marca norte-americana com mais espaço, maior conforto e mais segurança para o condutor e seus passageiros.

O modelo Focus de cinco portas e o modelo Focus SW contam com versões ainda mais diferenciadas e adaptadas aos modernos estilos de vida, cada uma com características próprias. Estilos próprios também se observam no elegante Focus Titanium; no desportivo Focus ST-Line e no topo de gama Focus Vignale.

A versão crossover Focus Active apresenta um desenho exterior mais direcionado para o segmento dos carros SUV, ou seja, dispõe de uma maior distância ao solo, barras de tejadilho e proteções adicionais.

O interior do Focus é caracterizado por linhas simples e bem definidas, materiais expressivos e superfícies perfeitamente integradas, tornando as viagens numa tarefa mais tranquila e proveitosa. As portas da frente fluem mais suavemente a partir do tablier/painel de instrumentos, num efeito mais envolvente, enquanto os materiais proporcionam uma sensação mais premium.

O requinte desta nova geração reflete-se também em pormenores decorativos em vidro polido e acabamentos escovados. Detalhes e materiais únicos incluem os acabamentos com efeito de madeira de grão fino e o couro premium no Vignale, acabamentos desportivos com efeitos de fibra de carbono e costuras a vermelho no ST-Line, e materiais, texturas e superfícies mais robustas no Active.

Segurança ativa

O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), permite ao veículo manter uma distância de segurança em relação aos veículos da frente. No Focus, ele foi reforçado com Stop & Go, que imobiliza por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, e liberta automaticamente os travões para o carro voltar a arrancar se a paragem durar menos de 3 segundos (disponível apenas com caixa automática); Reconhecimento de Sinais de Velocidade, capaz de ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, por via da monitorização dos limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação, e da utilização dos dados recolhidos pelo sistema de navegação de bordo; Centragem na Faixa, contribui para reduzir o stress durante viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa.

Pela primeira vez, o sistema Ford de luzes dianteiras adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito pré-ajusta os padrões dos faróis para a máxima visibilidade antes de se abordar uma curva, cruzamento ou rotunda.

O Focus é também o primeiro veículo Ford na Europa a oferecer um sistema Head-up display (HUD)– um dos maiores e mais luminosos do mercado – que permite que o condutor mantenha o seu olhar na estrada, ao projetar informação útil no seu campo de visão.

O Assistente de Estacionamento Ativo torna o estacionamento ainda mais fácil, ao controlar a caixa de velocidades para a frente ou para atrás, o acelerador e a travagem, bem como a direção. Assim, este sistema manobra automaticamente o carro em espaços de estacionamento perpendiculares e paralelos com apenas mais 1,1 m de comprimento do que o carro. Para controlar os movimentos do veículo, o condutor tem apenas de engrenar o ponto-morto e carregar num único botão na consola central (disponível apenas com caixa automática).

Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores do Focus a evitar acidentes e distrações na estrada, incluem o Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões e Ciclistas; Assistente de Manobras Evasivas; Sistema de Informação de ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado; Câmara traseira de visão alargada; alerta de Sentido Proibido e Travagem Pós-Colisão.

Novos motores

A suspensão traseira independente conta agora com o sistema de Controlo Contínuo do Amortecimento (CCD), o qual monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reações da suspensão, carroçaria, direção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a dinâmica mais suave possível. A tecnologia tem também capacidade para detetar buracos no asfalto, reduzindo, assim, o impacto que habitualmente se reflete nos passageiros.

Os clientes do novo Focus podem escolher entre quatro tipo de motorizações:

  • a gasolina Ford 1.0 EcoBoost com 100 e 125 CV, melhorado para proporcionar consumos de 4,7 l/10 0km e 107 g/km de CO2;
  • novo motor a gasolina Ford 1.5 EcoBoost com 150 CV (na versão Vignale) e consumos de 5,3 l/100 km e emissões de 121 g/km de CO2;
  • novo motor Diesel Ford 1.5 EcoBlue com 120 CV com consumos desde 3,5 l/100 km e 91 g/km de CO2;
  • motor diesel Ford 2.0 EcoBlue com 150 CV e consumos de 4,4 l/100 km e 114 g/km de CO2.

Para uma melhor dinâmica de condução, o condutor poderá também optar entre a caixa manual de seis velocidades e a nova caixa automática de oito velocidades, ambas com suavidade e precisão. A nova caixa automática de oito velocidades tem capacidade de se adaptar aos diferentes estilos de condução, com passagens de caixa otimizadas e extremamente rápidas.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...