Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo estabelece parceria com FreeWire e Baidu

Após o anúncio da recente parceria estabelecida com a NVIDIA, no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, a Volvo Cars anunciou agora novas parcerias no capítulo da electrificação com a FreeWire e condução autónoma com a Baidu. 

A Volvo Cars adquiriu parte da FreeWire Technologies através do Volvo Cars Tech Fund, um novo fundo de investimento destinado ao apoio a start-ups tecnológicas que demonstrem elevado potencial.

A FreeWire é uma empresa norte americana que tem sido pioneira no desenvolvimento de tecnologias de carregamento rápido para automóveis eléctricos. A Freewire tem vindo a especializar-se tanto em soluções de carregamento estacionário como em soluções móveis permitindo assim o desenvolvimento de uma rede de pontos de carregamento mais vasta e rápida.

“Como se sabe o futuro da Volvo Cars é elétrico conforme consta do nosso compromisso de eletrificação de toda a gama. Para ser possível uma maior aquisição de automóveis elétricos, o seu carregamento tem de se tornar tão simples como a ida à bomba de gasolina. O nosso investimento na FreeWire representa um reforço da ambição da empresa nesta área”, explicou Zaki Fasihuddin, CEO do Volvo Cars Tech Fund.

A Volvo Cars anunciou também uma parceria com a Baidu, o maior motor de busca na China, para o desenvolvimento conjunto de modelos elétricos e de condução autónoma destinados ao mercado daquele país.

A Volvo é o primeiro construtor automóvel estrangeiro que irá colaborar de uma forma tão próxima com a Baidu no desenvolvimento destes veículos – além do desenvolvimento, a parceria permitirá que as empresas vendam estes automóveis a clientes chineses, destacando as ambições da marca sueca em se tornar uma referência nas empresas de mobilidade mundial.

Esta constitui a primeira parceria deste tipo na China tendo a Volvo sido escolhida em função da sua tradição em matéria de segurança automóvel.

A Baidu irá contribuir neste acordo através do fornecimento da sua plataforma de condução autónoma Apollo enquanto a marca sueca irá oferecer o seu know-how e tecnologia automóvel avançada.

“Com a Baidu estamos a dar um grande passo com vista ao início da comercialização dos automóveis compatíveis com a condução autónoma e construídos com base na tecnologia ímpar da Volvo em segurança automóvel. A China está bastante desenvolvida no tema da condução autónoma e a Baidu representa um papel fundamental. Este mercado oferece enormes oportunidades para o estabelecimento de frotas automóveis autónomas”, afirmou  Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table