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Jaguar Land Rover tem luz verde para acabar com sinais vermelhos

A nova tecnologia de comunicação entre veículo e infraestrutura (V2X) da Jaguar Land Rover estabelece a ligação entre veículos e semáforos para que os condutores possam evitar parar num semáforo vermelho. Além disso, ajuda a melhorar a fluidez do trânsito nas cidades.

Os primeiros semáforos do mundo foram instalados exatamente há 150 anos nos arredores do Parlamento de Londres. Desde então, os condutores de todo o mundo passaram milhares de horas à espera que a luz passe a verde…. – mas com a última tecnologia da Jaguar Land Rover, esta situação pode ter os dias contados.

O sistema Green Light Optimal Speed Advisory (GLOSA) permite que os veículos “falem” com os semáforos e informem o condutor da velocidade a que devem conduzir à medida que se aproximam dos cruzamentos ou dos sinais.

Os condutores já não terão de acelerar para evitar os sinais vermelhos caso a tecnologia V2X seja adotada em grande escala, melhorando igualmente a qualidade do ar uma vez que reduz significativamente as acelerações e travagens bruscas na aproximação aos semáforos. O objetivo é permitir que a revolução V2X dê lugar a cidades com melhor fluidez do trânsito e diminuição do stress provocado pelas deslocações diárias.

Esta tecnologia online está a ser testada no Jaguar F-PACE como parte de um projeto conjunto de investigação avaliado em 20 milhões de libras (22,5 milhões de euros). Como acontece com todos os veículos da Jaguar ou da Land Rover, o F-PACE já possui um grande leque de Sistemas Avançados de Apoio ao Condutor (ADAS). Os testes desta tecnologia online vão melhorar as prestações actuais dos sistemas ADAS através do aumento do campo visual do veículo ao estar ligado a outros veículos e a uma infraestrutura online (Internet). A tecnologia GLOSA está a ser testada, juntamente com outros sistemas, para diminuir o tempo que os condutores passam em engarrafamentos durante as deslocações diárias.

Por exemplo, o Aviso de Colisão em Cruzamento (ICW) avisa o condutor caso não seja seguro avançar num cruzamento. Este sistema alerta ainda os restantes condutores para a aproximação de outros veículos noutras estradas e pode sugerir a ordem pela qual estes devem avançar.

A Jaguar Land Rover também quer acabar com o tempo perdido à procura de lugares de estacionamento, ao facilitar informação em tempo real aos condutores dos locais disponíveis. Além disso, desenvolveu o alarme Emergency Vehicle que alerta os condutores para a aproximação de um autotanque de bombeiros, carro de polícia ou ambulância.

Esta tecnologia de ponta baseia-se nos sistemas online já disponíveis no Jaguar F-PACE, como é o caso do Controlo Adaptativo de Velocidade de Cruzeiro.

“Esta nova tecnologia vai reduzir drasticamente o tempo perdido nos semáforos. Tem o potencial necessário para revolucionar a condução através da criação de cidades seguras, com tráfico fluído e sem stress nas deslocações diárias. A motivação da nossa investigação passa pela possibilidade de fazer com que as viagens do futuro sejam mais confortáveis e relaxantes para os nossos clientes”, afirmou Oriol Quintana Morales, Connected Technology Research Engineer da Jaguar Land Rover.

Estes testes estão ligados ao UK Autodrive, um projeto de 20 milhões de libras (22.5 milhões de Euros) financiado pelo governo inglês que ajudou a acelerar o desenvolvimento da futura tecnologia online e a condução autómata da Jaguar Land Rover. Ao mesmo tempo, reforçou a posição da região de Midlands como núcleo de inovação em mobilidade.

 

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