Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Range Rover Evoque agora com tecnologia híbrida

A Land Rover apresentou o seu novo SUV urbano Premium: o novo Range Rover Evoque que agora conta com uma gama de motores híbridos elétricos. Minimalista, ecológico e elegante, o novo Evoque é também o primeiro veículo no mundo a dispor da tecnologia Ground View que torna o capot invisível. Os preços do novo SUV britânico para Portugal serão divulgados em breve.

Tendo sido pioneiro no mercado dos SUV compactos de luxo, com vendas superiores a 772.096 unidades e mais de 217 galardões internacionais, o novo Range Rover Evoque representa uma evolução sofisticada do modelo original. Conjugando a herança incomparável Range Rover com a tecnologia mais recente, o novo modelo foi concebido, desenvolvido e produzido na Grã-Bretanha e vai ao encontro de todos os requisitos do cliente atual.

“Há oito anos criámos um novo segmento e o mundo acompanhou-nos. Agora redefinimos o significado de um SUV compacto de luxo. Com design e capacidade no seu coração, e a tecnologia mais recente, o novo Evoque vai ao encontro dos seus requisitos como nunca antes e garante-lhe que chega ao seu destino, independentemente das condições”, afirmou Finbar McFall, Global Marketing Director da Jaguar Land Rover.

Concebido com base no design reconhecível do modelo original, o novo Range Rover Evoque representa uma evolução sofisticada do perfil distinto do coupé, caracterizada pelas suas linhas do tejadilho descendente e linha de cintura ascendente que identificam a família Range Rover.

O volume e proporções são amplificadas pelos ombros pronunciados e abas dos guarda-lamas poderosos que, em conjunto com as jantes de 21 polegadas, se conjugam na para criar uma atitude poderosa e dinâmica. A introdução dos faróis Matrix LED proporciona um grafismo dianteiro e traseiro sofisticado. Os puxadores das portas retrácteis proporcionam uma estética mais leve e esculpida, enquanto os indicadores de mudança de direção criam uma assinatura luminosa mais objetiva. Os acabamentos opcionais da carroçaria R-Dynamic e os pormenores em cobre acrescentam um toque único.

No interior, o design artesanal elegante integra superfícies limpas e linhas simples com materiais Premium, para criar um habitáculo minimalista e digital. Também é possível selecionar tecidos técnicos obtidos a partir de plásticos reciclados como alternativas ao couro, como as misturas de lã Kvadrat e os tecidos Dinámica, bem como as opções Eucalyptus e Ultrafabrics.

O interior foi concebido para ser um espaço sereno e tranquilo, assegurando o conforto, o bem-estar e a satisfação dos seus ocupantes, com tecnologias como os dois ecrãs do sistema Touch Pro Duo software mais veloz, os bancos elétricos de 16 ajustes e o sistema de ionização do ar do habitáculo que complementam o aumento do espaço interior.

“Quando o Range Rover Evoque foi apresentado em 2010 transformou o mundo dos SUV compactos e o novo modelo está preparado para prosseguir essa extraordinária viagem. Este modelo tem imenso carácter e conjuga na perfeição o requinte e a diversão para criar essa reação emocional tão importante que atrai a atenção e nos faz sorrir”, afirmou Gerry McGovern, Chief Design Officer da marca.

As dimensões do novo Evoque são praticamente idênticas, mas foi concebido com base na Arquitetura Transversal Premium de materiais mistos da Land Rover, o que lhe permite proporcionar mais espaço interior que a geração anterior.

A distância entre eixos é 20 mm maior o que permitiu disponibilizar mais espaço para as pernas e aumentar os compartimentos para pequenos objetos – o porta-luvas é maior e o compartimento central dispõe agora de espaço suficiente para um tablet, uma bolsa ou garrafas. A bagageira é 10 % maior (591 litros) e muito mais larga, sendo possível agora transportar mais facilmente um carrinho de bebé ou tacos de golfe. Os bancos são também rebatíveis e o aumento do espaço foi aumentado para 1.383 litros, graças à flexibilidade de rebatimento 40:20:40 da segunda fila de bancos.

A nova arquitetura foi concebida a pensar na eletrificação, com uma nova versão Mild Hybrid de 48 volts disponível desde o lançamento e cerca de 12 meses após o lançamento, em março de 2020, irá integrar uma versão híbrida plug-in (PHEV).

O novo Evoque será o primeiro Land Rover a incorporar este motor Mild Hybrid. O seu funcionamento baseia-se na recuperação da energia normalmente desperdiçada na desaceleração, utilizando um motor de arranque/gerador accionado por correia e armazenamento dessa energia numa bateria incorporada sob o piso do veículo.

Em desaceleração a velocidades inferiores a 17 km/h o motor desliga-se. No arranque, a energia armazenada é utilizada para auxiliar a aceleração e reduzir o consumo de combustível. O resultado é uma condução requintada, silenciosa e eficiente, concebida para zonas de trânsito intenso, em complemento a uma eficiência superior e redução das emissões.

Disponível em todos os motores de quatro cilindros Ingenium Diesel e a gasolina com caixa automática, a versão Mild Hybrid gera emissões de CO2 desde apenas 149 g/km e consumos desde 5,6 l/100 km no ciclo NEDC Correlacionado. Se o cliente selecionar um motor Diesel de 150 CV com tração dianteira, o Range Rover Evoque emite apenas 143 g/km. Em complemento, em 2019 irá juntar-se à gama uma versão ainda mais eficiente, um Veículo Híbrido Elétrico Plug-In (PHEV) com um motor de três cilindros Ingenium a gasolina.

Um verdadeiro Range Rover, o novo SUV compacto da Land Rover conjuga a capacidade todo-o-terreno com a facilidade de utilização em quaisquer condições. O novo Evoque incorpora Tração Integral AWD, bem como a segunda geração da Transmissão Ativa com Driveline Disconnect para maximizar a eficiência e o Sistema Dinâmico Adaptativo para proporcionar um equilíbrio ideal entre conforto e agilidade.

Já o sistema Terrain Response 2, tecnologia estreada no Range Rover, deteta automaticamente o tipo de superfície sobre a qual se circula e ajusta as características segundo as necessidades. Em complemento, o novo Evoque proporciona uma capacidade de passagem a vau de até 600 mm (no anterior era 500 mm).

A famosa posição de condução elevada Range Rover transpôs a era digital, com o primeiro “espelho retrovisor inteligente” ClearSight do segmento, que se transforma num ecrã de vídeo HD. Se a visibilidade traseira é comprometida por passageiros ou artigos volumosos, o condutor simplesmente aciona um interruptor na secção inferior do espelho e a câmara superior traseira do veículo apresenta uma imagem do que se encontra está do mesmo com uma imagem de alta definição. O ecrã proporciona um campo de visão mais amplo (50 graus) e uma visibilidade superior em condições de luz ambiente reduzida.

O novo Range Rover Evoque é também o primeiro veículo no mundo a dispor da tecnologia Ground View, que permite, com grande eficácia, tornar o capot do veículo “invisível”, através da projeção no ecrã táctil de uma panorâmica de 180 graus do solo sob o capot. Esta revela-se muito útil lugares de estacionamento difícil, estradas citadinas com lancil elevado ou em terreno acidentado fora de estrada, tendo sido a concretização da tecnologia de “capot transparente” apresentada pela Land Rover nos seus protótipos em 2014.

“Sob a pele exterior do novo Evoque encontra-se uma revolução mecânica e técnica. A arquitetura é completamente nova para permitir a eletrificação e apenas as dobradiças das portas se mantêm inalteradas. A nova estrutura assegura, inclusivamente, a reconhecida capacidade e requinte Range Rover. O Evoque é agora mais digital do que nunca. O software do sistema de informação e entretenimento foi atualizado para o tornar mais nítido, dinâmico e intuitivo. E introduzimos também o Apple CarPlay e o Android Auto para permitir a integração perfeita com os smartphones”, explicou Nick Rogers, Executive Director e Product Engineering.

O Evoque é o primeiro Land Rover com a tecnologia Smart Settings, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para identificar as preferências do condutor e funcionar como um assistente a bordo. Além da posição dos bancos, preferências de música e climatização, o Evoque pode também controlar as funções de massagem e a posição do volante para maximizar o conforto de condução.

O compromisso da Jaguar Land Rover com a indústria automóvel do Reino Unido prossegue com o investimento de 1.000 milhões de libras para apoiar a conceção e desenvolvimento do novo Evoque. Que inclui 110 milhões de libras nas instalações de produção de Halewood, em Merseyside, no desenvolvimento das instalações de montagem avançadas com tecnologia de ponta.

Novo Range Rover Evoque – FichaTécnica

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...