Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Jeep Wrangler e Fiat Panda desiludem nos testes EuroNCAP

O novo Jeep Wrangler e o Fiat Panda desiludiram nos testes de segurança realizados pelo EuroNcap: o Wrangler recebeu apenas uma estrela (em cinco) e o Panda zero! Um resultado que coloca o Wrangler como o pior modelo novo testado este ano.

Segundo o EuroNcap, o novo Jeep Wrangler decepcionou na baixa taxa de proteção para adultos e na falta de equipamentos de segurança. Nos testes de colisão, o modelo conseguiu apenas 50% do máximo possível enquanto na lista de tecnologias não foi além dos 32% (ausência, por exemplo, de travagem autónoma de emergência). Outra das falhas apontadas pelo organismo de segurança europeu foi a “dificuldade em instalar diversos tipos de cadeirinhas para bebés”.

Após conhecidos os resultados, a Fiat-Chrysler emitiu um comunicado a defender o Wrangler, argumentando que o problema se deve ao facto do modelo ter sido pensado para off road e não para cenários urbanos (os testes do EuroNcap são feitos a pensar neste tipo de cenários). A marca argumenta ainda que o Wrangler é feito com aços de alta resistência em diversa áreas críticas e conta com mais de 70 equipamentos de segurança (como quatro airbags de série). A partir de 2019 o modelo contará com um sistema de travagem autónoma de emergência.

Já no caso do Fiat Panda a leitura é um pouco diferente: testado em 2011, o modelo recebeu quatro estrelas. Entretanto, e enquanto o Euro NCAP adotou critérios muito mais rígidos de segurança, o Panda não evoluiu desde esse ano. O resultado é que o modelo italiano não se enquadra nos padrões de segurança exigidos atualmente (um dos problemas é a falta de equipamentos de segurança além do aviso de cinto de segurança).

 

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...