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SEAT ensina programação a aprendizes

A Escola de Aprendizes da SEAT deu mais um passo na preparação dos alunos para o futuro do setor automóvel e da Indústria 4.0: integrou nos seus programas educativos um sistema inovador que ensina diferentes linguagens de programação de forma natural e gamificada.

Os alunos devem resolver desafios através de uma plataforma, durante 15 minutos todos os dias dos 3 anos de duração do curso, completando assim a semana de aulas no contacto com especialistas na programação de software.

O mecanismo de formação é simples, intuitivo e encoraja uma formação contínua. Através da plataforma CodeLearn, os aprendizes têm que resolver diariamente problemas em Phyton, Java ou Unity. À medida que vão avançando no programa, vão obtendo pontos que os ajudam a superar o curso. Também podem contar com a ajuda de professores de apoio que podem contactar através da plataforma se tiverem dúvidas sobre os trabalhos.

Com este sistema, os alunos aprendem, de forma natural e gamificada, diferentes linguagens de programação, habilidades que serão essenciais num futuro profissional no qual a indústria e os veículos estarão completamente conectados e digitalizados.

Para Xavier Ros, vice-presidente de Recursos Humanos da SEAT, “a formação em código e programação representa mais um passo na evolução da Escola de Aprendizes e uma oportunidade para todos os alunos. Prevemos um futuro no qual saber programar será tão necessário para os profissionais do setor como é hoje conhecer as partes do motor ou saber idiomas. Desta forma, adiantamo-nos às tendências futuras e melhoramos as possibilidades de integração destes jovens no mercado laboral”.

Escola de Aprendizes

A Escola de Aprendizes da SEAT é uma referência na Formação Profissional Dual em Espanha. Desde a sua fundação, em 1957, o centro de formação da SEAT preparou mais de 2.700 profissionais. Atualmente, todos os 169 alunos têm um contrato de formação integralmente remunerado e, uma vez terminada a formação, serão integrados na SEAT com um contrato sem termo.

Este ano letivo, a Escola adaptou os seus programas para proporcionar estudos de formação de Grau Superior na modalidade de Formação Dual inspirada no modelo alemão. Esta mudança de Curso Intermédio para o Curso Superior implicou o aumento de disciplinas focadas na Indústria 4.0 e na tecnologia relacionada com a digitalização. Os aprendizes completam quase 5.000 horas letivas, o dobro da média noutras escolas, divididas em partes iguais entre o tempo dedicado à formação teórica e à prática.

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