Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Mercedes-Benz CLA ainda mais inteligente chega em maio

A Mercedes-Benz apresentou esta terça-feira, dia 8 de janeiro, durante a CES 2019 a decorrer em Las Vegas, a nova geração do CLA, onde, além de um novo design, o grande destaque vai para a atualização do sistema de inteligência artificial, o MBUX.

O novo Mercedes-Benz CLA Coupé apresenta-se mais inteligente graças ao MBUX Interior Assist que reconhece os requisitos operacionais dos gestos do condutor, à realidade aumentada para navegação e compreensão dos comandos de voz indiretos e ao ENERGIZING COACH que fornece recomendações personalizadas de preparação física.

A combinação da prolongada linha acima dos vidros com as portas sem moldura confere ao CLA Coupé um caráter desportivo e elegante. A secção dianteira é atrativa e inclinada para a frente como o nariz de um tubarão, com um prolongado e esticado capot que inclui cúpulas.

Os faróis planos, juntamente com o capot de baixa altura e a grelha do radiador com padrão diamante e estrela central, criam a imagem desportiva do veículo. Os farolins traseiros, estreitos e bipartidos, e a chapa de matrícula alojada no para-choques, conferem à traseira do CLA uma aparência especialmente larga.

Caracterizado por uma redução de linhas, o perfil lateral modelado fornece uma interessante interação entre luz e sombra. A supressão da extremidade superior do painel lateral permite criar formas extremamente musculadas e ombros atléticos, desde o guarda-lama dianteiro até à traseira escultural. À face da extremidade exterior da carroçaria, as rodas juntamente com os guarda-lamas pronunciados e a elevada largura dos eixos conferem dinamismo e transmitem um visual desportivo.

No interior, todos os elementos como, por exemplo, o volante, a consola central ou os bancos, estão dispostos de acordo com os temas de design high tech e youthful avant-garde. Tal como no Classe A, a arquitetura exclusiva do interior é moldada particularmente em consonância com o design moderno do tablier: os designers omitiram completamente uma grelha acima do tablier. Como resultado, a estrutura principal do tablier em forma de asa estende-se entre as portas dianteiras sem descontinuidade visual.

O painel de instrumentos de ecrã amplo é totalmente independente. A secção inferior é visualmente separada da estrutura principal do painel de instrumentos através de um ‘fosso’, e aparenta flutuar em frente ao painel de instrumentos. As desportivas saídas de ventilação de ar com visual em forma de turbina são outro destaque do interior.

Suspensão ágil e confortável

Em termos de dinâmica de condução, o novo CLA também cumpre a promessa do seu design: uma elevada largura das vias (63 mm adicionais no eixo dianteiro e um acréscimo de 55 mm no eixo traseiro comparativamente ao modelo antecessor) e um menor centro de gravidade são as duas principais características que proporcionam ao CLA as características de condução desportiva de todos os modelos compactos da nova geração da Mercedes-Benz.

A especificação técnica inclui um eixo traseiro multi-link isolado para a redução do ruído e da vibração, um sistema Direct-Steer de série e apoios hidráulicos no eixo dianteiro. Uma barra estabilizadora com um maior diâmetro permite reduzir o adornamento da carroçaria. Como opção, o modelo está disponível com um sistema de amortecimento adaptativo ativo, permitindo ao condutor escolher entre uma configuração de conforto e uma afinação rigorosa mais desportiva.

Estão disponíveis jantes com dimensões entre as 16 e as 19 polegadas e pneus entre 205/60 R 16 e 225/40 R 19 de série. O ESP foi especialmente adaptado ao elevado potencial do CLA para efetuar curvas a elevada velocidade.

O grande destaque MBUX

Há um ano, o MBUX – Mercedes-Benz User Experience – causou furor durante a sua apresentação mundial no CES em Las Vegas. Este sistema engloba um poderoso computador, ecrãs e gráficos brilhantes, apresentação personalizável, ecrã Head-up, navegação com realidade aumentada, software com capacidade de aprendizagem e o “Olá Mercedes” – a palavra-chave para o controlo por voz, que excede por larga margem os padrões convencionais no setor automóvel.

Graças à tecnologia inovadora, o MBUX agora assiste os ocupantes tornando as várias funções de conforto e do MBUX ainda mais simples e intuitivas. O Interior Assist opera sem contacto do utilizador e, além de funcionar durante a luz natural do dia, também funciona em condições de completa escuridão.

O sistema permite a adaptação dos conteúdos do ecrã assim que, por exemplo, uma mão se aproxima do ecrã tátil no tablier ou do touchpad na consola central. Os elementos individuais são destacados de acordo com o menu atualmente ativo. Além disso, o sistema tem capacidade para distinguir entre as pretensões do condutor e as do passageiro, e desta forma reconhece, por exemplo, o banco do ocupante para o qual a função de massagem deve ser ativada.

Uma característica especial do Interior Assist corresponde à função personalizada ‘favoritos’. Para aceder à função, o ocupante deve manter uma mão sobre a consola central com o dedo indicador e o dedo médio distanciados entre si em forma de V. Deste modo, qualquer comando que seja controlável através do MBUX pode ser armazenado para uma maior facilidade de acesso.

Um comando habitualmente armazenado como favorito é o ‘navegar até casa’. Como o sistema tem capacidade para reconhecer fiavelmente quem está a operá-lo, o condutor e o passageiro dianteiro poderão até atribuir diferentes favoritos à mesma posição da mão.

Existem funções que podem ser controladas intuitivamente sem necessidade de praticar os correspondentes gestos: no escuro, a luz de leitura pode ser ligada e desligada, por exemplo, estendendo a mão no sentido do espelho retrovisor. Se o condutor inclinar o seu corpo para o lado do banco do passageiro dianteiro desocupado e em condições de escuridão, esta zona será automaticamente iluminada, o que facilita a procura de quaisquer objetos que possam ter sido colocados no banco. Assim que a mão da pessoa for retirada desta área, a luz desliga novamente de forma automática.

Controlo de conforto

A função de conforto ENERGIZING interliga vários sistemas de conforto do veículo. Em geral, o controlo de conforto ENERGIZING utiliza sistematicamente as funções do sistema de ar condicionado e dos bancos (aquecimento, ventilação, massagem), a iluminação e o sistema de áudio, e permite configurar as condições de conforto do veículo em função do estado psicológico e das necessidades do condutor.

Os packs ENERGIZING com o ENERGIZING COACH são novos equipamentos. Este serviço tem por base um algoritmo inteligente recomenda um dos programas dos packs ENERGIZING em função da situação e do ocupante. O Mercedes-Benz vivoactive 3 Smartwatch tem a sua apresentação mundial no CES.

Se este ou outro aparelho Garmin compatível for utilizado, as estatísticas pessoais, como o nível de stress ou a qualidade do sono, otimizam o rigor da recomendação. O objetivo consiste em proporcionar bem-estar e relaxamento aos passageiros mesmo durante viagens exigentes e monótonas. Além disso, a frequência cardíaca fornecida pelo aparelho Garmin integrado é indicada no ecrã multimédia.

Aerodinâmica

A aerodinâmica do novo CLA foi sujeita, na forma de simulações, a uma fase de otimização significativamente mais longa do que a do seu antecessor. Isto foi possível devido à maior capacidade de cálculo, bem como à maior experiência de trabalho particularmente com ferramentas de simulação e à melhor e mais eficiente utilização possível no processo de desenvolvimento.

Uma vantagem fundamental do processo de simulação está na sua facilidade em determinar as proporções exatas da forma e em avaliar os efeitos de uma variação das linhas do fluxo noutro ponto, que ocorre antes ou após do mesmo e na direção do fluxo, sem ser necessário efetuar alterações ao modelo físico. O resultado também estabelece novas referências: um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.23.

O trabalho de otimização foi realizado em estreita colaboração com os designers e foi particularmente intensivo no para-choques traseiro, na grelha do radiador, nas cavidades das luzes de nevoeiro (o padrão compensador em forma de diamante, no qual foi reduzido até à extremidade no CLA por razões de aerodinâmica) e na altura do difusor. Os spoilers dos guarda-lamas são totalmente novos com as suas aletas dispostas longitudinalmente, que ajudam o escoamento do ar em torno das rodas com perdas mínimas por atrito.

O aperfeiçoamento aerodinâmico também foi realizado nas jantes e nos pneus – tanto para as combinações jante-pneu regulares como também para as reconhecidas jantes aerodinâmicas, que foram totalmente redesenhadas para atingirem os melhores valores aerodinâmicos possíveis e apresentarem ao mesmo tempo um visual atrativo.

Na secção dianteira do veículo e atrás da grelha do radiador está um sistema de persianas bipartido, que regula o fluxo do ar através do compartimento do motor. O revestimento praticamente total da secção inferior da carroçaria com painéis, abrange o compartimento do motor, o piso principal, os componentes do eixo traseiro e o difusor.

Intelligent Drive

O CLA está equipado com os mais modernos sistemas de assistência à condução, que desta forma conferem o máximo nível de segurança ativa neste segmento com funções adotadas do Classe S.

Pela primeira vez, o CLA pode conduzir de forma semiautónoma em determinadas situações. Para tal, o veículo controla a situação do trânsito. A câmara aperfeiçoada e os sistemas de radar permitem controlar a via até 500 metros em frente.

O CLA também utiliza dados do mapa e de navegação nas funções de assistência. Por exemplo, o Active Distance Assist DISTRONIC incluído no opcional pack Driving Assistance, pode assistir o condutor em várias situações específicas do percurso e ajustar antecipada e confortavelmente a velocidade, como por exemplo, quando se aproxima de curvas, cruzamentos ou rotundas. Também estão incluídos, por exemplo, os sistemas Active Emergency Stop Assist e o intuitivo Active Lane Change Assist.

O novo CLA está equipado de série com o Active Brake Assist aperfeiçoado. Em função da situação, o sistema pode ajudar efetivamente a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com pedestres e ciclistas, ou evitá-las de todo.

O Active Lane Keeping Assist (de série) pode avisar o condutor através de vibrações no volante na eventualidade do veículo sair inadvertidamente da sua faixa de rodagem a uma velocidade compreendida entre os 60 e os 200 km/h. Se o veículo transpuser um traço contínuo, o sistema poderá redirecionar o veículo para o centro da faixa de rodagem, aplicando os travões de um dos lados do veículo. No caso de um traço descontínuo, tal intervenção ocorre apenas quando existir um perigo de colisão com um veículo na faixa adjacente (incluindo perigo de colisão com veículos no sentido inverso).

O PRE-SAFE PLUS pode reconhecer uma colisão iminente na traseira de um veículo. Se persistir o perigo de colisão, o sistema também pode aplicar firmemente os travões do veículo quando se encontra parado, minimizando desta forma o risco de ferimentos através da redução do solavanco para frente causado por um impacto na traseira do veículo.

Melhor visibilidade

Outro exemplo da inteligência automóvel e da transferência de tecnologia do segmento de luxo para a classe de compactos são os opcionais faróis MULTIBEAM LED. Estes permitem uma regulação eletrónica extremamente rápida e precisa dos faróis para adaptar o veículo às atuais situações de trânsito.

Cada farol no CLA incorpora 18 LED controlados individualmente. A cor da luz dos LED, semelhante à luz natural do dia, é confortável para os olhos e exerce um efeito positivo na concentração do condutor. Os faróis LED High Performance são outro equipamento opcional. De série, o novo CLA está equipado com faróis de halogéneo que integram luzes diurnas LED. Os farolins traseiros também estão disponíveis totalmente em tecnologia LED.

Motores

Durante a apresentação na feira de Las Vegas, estará disponível o CLA 250, com o potente motor a gasolina de quatro cilindros (165 kW/225 CV, 350 Nm), com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (consumo de combustível em ciclo combinado: 6.3-6.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 143-140 g/km).

No lançamento de mercado em maio, estará disponível uma vasta gama de motores Diesel e a gasolina, com caixas de velocidades manual ou caixas de velocidades de dupla embraiagem, e ainda sistema de tração integral 4MATIC.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
As japonesas não podem usar óculos no trabalho. Imagina porquê?
Marketeer
Portugueses vão percorrer 891 quilómetros para voltar a casa no Natal