Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Vendas globais do grupo Renault cresceram 3,2% em 2018

Em 2018, o Grupo Renault vendeu 3 884 295 automóveis, dos quais, 2.532.567 (-5,2%) da marca Renault e 700.798 (+7,0%) da marca Dacia. As vendas da Lada aumentaram 18,7% para 398.282 unidades, as da Renault Samsung Motors diminuíram 14,9% para 84.954 unidades e as da Jinbei e Huasong foram de 165.603 unidades.

No mercado de veículos elétricos, as vendas da marca Renault, em todo o mundo, progrediram 36,6%. A Renault foi líder do mercado Europeu, com uma quota de mercado de 22,2%. As vendas do ZOE cresceram 26,1% (39.458 unidades) e as do Kangoo Z.E. aumentaram 5,1% (para 8.747 unidades).

No mercado de Comerciais Ligeiros, os volumes do Grupo cresceram 33,7%, incluindo as vendas da Jinbei e da Huasong. A marca Renault obteve um novo recorde de vendas de comerciais ligeiros, em 2018.

“O crescimento das vendas do Grupo na Rússia, no Brasil e em África, permitiram compensar a quase totalidade dos ‘ventos contrários’ e nível económico e geopolítico fora da Europa”, afirmou Olivier Murguet, membro do Comité Executivo e Diretor-Comercial e das Regiões do Grupo Renault.

Na Europa, as vendas mantiveram-se estáveis (+0,5%), num mercado que cresceu apenas 0,2%. O Clio manteve-se como o segundo modelo mais vendido na Europa e o Captur o líder dos crossovers na categoria.

A marca Dacia obteve um novo recorde de vendas na Europa, com 511.622 automóveis vendidos (+10,3 %), a que correspondeu uma nova quota de mercado recorde de 2,9% (+0,3 pontos). Um crescimento sustentado no sucesso comercial do novo Duster (lançado no início do ano), mas também do modelo Sandero.

O Grupo Renault manteve a trajetória do plano Drive the Future, com o crescimento das vendas nos mercados fora da Europa, que representaram 50,6 % das vendas totais (49,2% em 2017). Um resultado que também é justificado pela integração das marcas Jinbei e Huasong e que compensou a quebra das vendas na Turquia, na Índia e, desde setembro, a paragem completa no Irão.

Perspetivas 2019

Em 2019, o mercado mundial, mas igualmente o mercado europeu, deverão permanecer estáveis face a 2018.

Neste contexto, o Grupo francês visa atingir um ligeiro crescimento das vendas em 2019, mas com uma aceleração no segundo semestre, assente no lançamento de novos modelos fora da Europa e à comercialização, no Velho Continente, de um dos pilares do Grupo, o novo Clio.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players