Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault começa testes com táxi autónomo

A Renault iniciou os testes na Normandia com quatro exemplares do 100% elétrico Zoe para aquele que é o primeiro projeto de táxi autónomo desenvolvido na Europa.

Denominado Autonomous Lab, este projeto pioneiro na Europa de táxi autónomo iniciou os testes na Normandia, na cidade de Rouen, no distrito de Saint-Etienne du Rouvray, na França. O objetivo é ter, até final deste ano, quatro táxis autónomos Renault Zoe em pleno funcionamento na região.

O plano já se encontra numa fase bastante avançada: a rota que os quatro táxis irão seguir já é conhecida e conta com três trajetos distribuídos num total de 10 quilómetros dentro do distrito de Saint-Etienne du Rouvray e um total de 17 paragens em toda a área com correspondência com a rede de transporte público da região, de modo a demonstrar a viabilidade do projeto.

“Os utilizadores podem ligar para um dos táxis em tempo real a partir de uma aplicação para smartphone. No final de 2019, esperamos que os utilizadores e os veículos se tenham adaptado às condições do serviço”, afirmou Luis Santiago, diretor geral da AKKA Espanha.

Os táxis Zoe poderão ser controlados remotamente se houver necessidade de limitar a velocidade ou de proceder à sua paragem. As comunicações de áudio ou vídeo entre os passageiros e o ponto de controlo também serão possíveis a qualquer momento.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...