Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Aí está o novo Renault Clio! (Parte 1)

Depois de 15 milhões de unidades vendidas, a Renault apresentou o novo Clio, a quinta geração de um modelo que, desde o lançamento em 1990, se tornou o best-seller da marca francesa a nível mundial e, desde 2013, o líder no segmento B na Europa. 

Concebido sobre os princípios de “Evolução & Revolução”, o novo Clio representa um paradigma: o design exterior evolui para uma maior maturidade, enquanto o design interior foi completamente repensado.

“Esta nova geração do Clio recupera o que de melhor existia nas gerações precedentes. O design exterior do Clio 4 seduziu os clientes e continua, ainda hoje, a seduzir. Por isso decidimos conservar os genes, mas tornando-o, ao mesmo tempo, mais moderno e mais elegante. No interior fizemos uma verdadeira revolução, com um notável progresso na qualidade percebida, maior sofisticação e uma forte presença tecnológica. Este é o melhor de todos os Clio”, afirmou Laurens van den Acker, Diretor do Design Industrial do Grupo Renault.

A perceção de qualidade e a ergonomia do posto de condução foram eleitas como as grandes prioridades para as equipas de design interior do novo Clio: materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central, mas também novos acabamentos para os elementos interiores.

O novo “Smart Cockpit” do novo Clio é mais compacto para preservar o espaço no habitáculo e para integrar mais tecnologias a bordo. O seu desenho acentua a impressão de largura. Equipado com os ecrãs de maiores dimensões da categoria, o novo Clio tem uma ergonomia moderna e proporciona uma experiência de condução mais imersiva.

O ecrã multimédia de 9,3 polegadas é um elemento-chave do “Smart Cockpit” e o maior de toda a gama da Renault. Este tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere uma grande modernidade ao habitáculo e melhora a leitura do ecrã. O novo sistema conectado EASY LINK dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e infoentretenimento, mas também da tecnologia MULTI-SENSE.

Pela primeira vez, o Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS. Com os dois ecrãs de 9,3 e de 10 polegadas, o novo modelo da Renault dispõe dos maiores ecrãs da categoria.

O painel de bordo foi completamente revisto, nomeadamente, ao nível da qualidade. O painel é composto por três partes: uma cobertura com revestimento macio, uma zona central revestida e personalizável e uma zona inferior dedicada a elementos funcionais, tais como o porta-luvas. O desenho em forma de vaga aumenta a perceção de largura do habitáculo. Uma sensação que é reforçada pelo design horizontal dos arejadores centrais e laterais. De forma a maximizar a ergonomia, as teclas tipo “piano” e os comandos da climatização estão colocados imediatamente por debaixo do ecrã central.

O volante é mais elegante e também mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente. As menores dimensões permitem incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor. Este volante dispõe de novos comandos, mais completos e retro-iluminados. Os acabamentos em cromado acetinado contribuem para aumentar a perceção de qualidade do habitáculo.

Os bancos são recuperados de modelos dos segmentos superiores e oferecem uma melhor posição de condução, graças ao maior comprimento do assento e a uma forma mais envolvente. A armação oca melhora de forma considerável o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros e os apoios de cabeça em forma de vírgula melhoram a visibilidade para a traseira. À semelhança do painel de bordo, a escolha dos materiais para os bancos teve em linha de conta uma melhor perceção da qualidade do habitáculo.

Também nos painéis de portas, o novo Clio propõe materiais macios, únicos na categoria. Os painéis de portas possuem grandes medalhões revestidos que, tal como os apoios de braços, são específicos em função dos diferentes ambientes disponíveis.

Com os “packs” de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível desenhar um Clio à medida de cada um. São oito os ambientes interiores disponíveis, que podem ser completados com uma inovadora oferta de personalização, que dá cor à linha dos arejadores, ao longo do painel de bordo. A iluminação ambiente dispõe de uma palete de oito cores.

Aposta e estratégia

Para o Grupo Renault, o novo Clio é o ‘ponta de lança’ do plano estratégico “Drive the Future (2017-2022)”, que se articula em torno de três pilares:
• Elétrico: até 2022, o Grupo irá dispor, na sua gama, de 12 modelos eletrificados. O novo Clio será o primeiro, com a motorização híbrida E-Tech, com uma tecnologia desenvolvida pela Renault.
• Conetado: até 2022, todos os modelos Renault comercializados nos principais mercados serão conetados. O novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com o novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança.
• Autónomo: até 2022, o Grupo Renault irá comercializar 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma. O novo Clio será, também, o pioneiro, pois irá democratizar as tecnologias de assistência que conduzirão à condução autónoma.

O novo Clio está, igualmente, no centro da estratégia de reforço das sinergias no seio da Aliança, que passa pelo desenvolvimento de tecnologias comuns ou pela utilização de novas plataformas. A plataforma CMF-B, que é inaugurada, tem uma nova arquitetura elétrica e eletrónica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados.

A quinta geração Clio será o pioneiro de uma nova geração de modelos da Renault e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport e a nova orientação de design para a assinatura INITIALE PARIS.

Saiba mais: Aí está o novo Renault Clio! (Parte 2)

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...