Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi atinge recorde de vendas

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vendeu um total de 10.756.875 unidades ao longo do ano de 2018, mantendo assim a sua posição de liderança mundial das vendas de automóveis de passageiros e comerciais ligeiros.

O aumento das vendas em 1,4% em 2018 (em comparação com 2017) deveu-se ao sucesso de modelos como os Renault Clio, Captur e Sandero; Nissan X-Trail/Rogue e Sentra/Sylphy; e Mitsubishi Eclipse Cross e XPANDER.

A produção e a venda de modelos que utilizam a plataforma CMF (Common module family) – que é um pilar do plano Aliança 2022 – aceleraram também em 2018, nomeadamente, com a comercialização do Renault Kwid nos mercados internacionais e o aumento da produção da pick-up Nissan Frontier, cuja plataforma é partilhada com a Renault e com a Mercedes.

O ano de 2018 ficou também marcado pelo crescimento da procura por modelos comerciais ligeiros como os Renault Kangoo, Master e Trafic; Nissan Navara e Terra e Mitsubishi Triton. A otimização das sinergias com o desenvolvimento e industrialização conjunta, está no centro da estratégia da Aliança para o crescimento da sua quota de mercado nos comerciais ligeiros a nível mundial.

Em 2018, a Aliança manteve a sua liderança no segmento dos veículos zero emissões com vendas acumuladas, desde 2010, de 724.905 veículos elétricos.

As vendas do Grupo Renault aumentaram 3,2 % atingindo 3.884.295 unidades em 2018. Neste mesmo ano, a Nissan Motor Co. Ltd. vendeu 5.653.683 automóveis em todo o mundo e a Mitsubishi Motors Corporation vendeu 1.218.897 unidades.

Plano estratégico Aliança 2022

Tal como definido no plano Aliança 2022, a Renault-Nissan-Mitsubishi prevê obter sinergias anuais de um valor superior a 10 mil milhões de euros até ao término do plano com, por exemplo, a produção de nove milhões de automóveis baseados em quatro plataformas comuns e os motores comuns a todas as marcas deverão representar 75 % das vendas totais.

Por outro lado, até ao fim do plano, serão lançados 12 novos veículos 100% elétricos bem como 40 modelos serão equipados com diferentes sistemas de delegação da autonomia de condução.

 

Principais mercados da Aliança

País Vendas totais
China 1 920 541
Estados-Unidos 1 611 952
França 763 984
Japão 727 823
Rússia 648 795
México 355 968
Alemanha 343 656
Brasil 334 469
Itália 277 941
Espanha 275 884

 

Principais mercados do Grupo Renault

País Vendas totais
França 689 788
Rússia 497 266
Alemanha 235 609
China 216 699
Brasil 214 822
Itália 208 580
Espanha 189 480
Turquia 115 842
Argentina 114 348
Reino-Unido 103 607

 

Principais mercados da Nissan Motor

País Vendas totais
China* 1 563 986
Estados-Unidos 1 493 877
Japão 615 966
México 314 123
Canadá 149 117
Grã-Bretanha 116 914
Rússia 106 138
Brasil 97 512
Espanha 72 943
Tailândia 72 394

 *incluindo a marca Venucia

Principais mercados da Mitsubishi Motors

País Vendas totais
Indonésia 146 805
China 139 856
Estados-Unidos 118 075
Japão 104 611
Austrália 84 826
Tailândia 84 560
Filipinas 65 894
Alemanha 52 196
Rússia 45 391
Grã-Bretanha 30 952

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now