Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Efacec triplica produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos

No espaço de 12 meses, a área de Mobilidade Elétrica da Efacec cresceu cerca de 100% em volume de negócios, recrutou mais 100 pessoas e triplicou a capacidade de produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos para veículos elétricos.

Este balanço foi apresentado esta quinta-feira, 7 de fevereiro, por ocasião da visita do Comissário Europeu para a área da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às instalações da Efacec dedicadas à Mobilidade Elétrica, localizadas na Maia.

Com o plano de renovação das instalações concretizado, a Efacec criou as bases para aumentar o volume de negócios da área de Mobilidade Elétrica, atingindo os 36 milhões de euros em 2018, um crescimento de cerca de 100% face aos 17 milhões de euros em 2017. O crescimento é visível também na captação de talento, com a contratação de mais 100 pessoas para reforçar a equipa dedicada a esta área de negócio.

Ao nível operacional, a nova unidade industrial, que incorpora as melhores práticas nos domínios da tecnologia e da engenharia e que foi projetada para uma produção em larga escala, tornou possível que a Efacec triplicasse a produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos.

Alinhada com o Plano Estratégico Efacec 2020, que constitui a base para o novo ciclo que a empresa iniciou em outubro de 2015, a nova unidade industrial materializa a aposta continuada da empresa em inovação e em engenharia de produto.

Esta abordagem estratégica permitiu à Efacec lançar novos projetos, nomeadamente soluções de carregamento com storage incluído, soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e frotas, soluções de carregamento para frotas de camiões e evoluir a gama de alta potência. O I&D capacitou também a empresa para lançar produtos inovadores, como a nova geração de carregador rápido QC45 G2 e a nova gama de home chargers.

Atualmente, a área de negócio da Mobilidade Elétrica representa 6% do total da atividade da Efacec. O objetivo é que, num futuro próximo, passe a representar 15%. Atingir um crescimento do volume de negócios de dois a três dígitos anualmente nos próximos anos, chegando perto da barreira dos 100 milhões de euros, é o objetivo desta aposta estratégica. A Europa e a América representam cerca de 90% do negócio da Efacec na Mobilidade Elétrica.

Transversalmente, a Efacec tem apostado fortemente na diferenciação tecnológica, investindo atualmente 3% das vendas em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IDT) em todos os setores onde opera – energia, ambiente e mobilidade. O grupo conta com 200 colaboradores dedicados em exclusivo a atividades de IDT.riana.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...