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Goodyear AERO: O pneu do futuro para carros voadores

A Goodyear apresentou em Genebra o pneu dois em um, concebido para os automóveis voadores autónomos do futuro que tanto andam em estrada como nos céus.

“Ao longo de mais de 120 anos, a Goodyear perseguiu obsessivamente as inovações e as invenções, associando-se aos pioneiros no impulsionar da mudança e das descobertas no mundo do transporte”, referiu Chris Helsel, Diretor de Tecnologia da Goodyear.

 

O protótipo AERO inclui diversas caraterísticas inovadoras:

· Design Multimodal: O AERO é um conceito multimodal de rotor de inclinação. Servindo como um trem motriz, para transferir e absorver forças para e a partir da estrada, numa orientação tradicional, e como um sistema de propulsão de avião, para proporcionar uma elevação, noutra orientação. Aplicado a veículos capazes de o fazer, o AERO daria aos futuros passageiros a liberdade de se moverem na perfeição da estrada para o céu.

· Estrutura não pneumática: Os braços do protótipo proporcionam o apoio para suportar o peso do veículo, ou atuam como lâminas de ventilador, para proporcionar elevação quando o pneu esteja inclinado. Este pneu sem ar único utiliza uma estrutura não pneumática que é suficientemente flexível para amortecer os impactos quando se conduz em estrada, e suficientemente resistente para girar às elevadas velocidades necessárias para que os rotores criem uma elevação vertical.

· Propulsão magnética: O protótipo AERO utilizaria a força magnética para proporcionar propulsão sem fricção. Tal permitiria alcançar as elevadas velocidades de rotação necessárias para conduzir o veículo no solo, e, quando a roda estivesse inclinada, para levantar um veículo no ar e propulsioná-lo para a frente.

· Deteção ótica: O AERO faz uso de sensores de fibra ótica baseados em luz para monitorizar as condições da estrada, o desgaste do pneu e a respetiva integridade estrutural.

· Inteligência Artificial: O protótipo também inclui um processador de I.A. integrado, destinado a combinar a informação dos sensores do pneu com os dados das comunicações veículo-veículo e veículo-infraestrutura. O processador de I.A. analisa estes fluxos de dados para recomendar uma determinada ação (permitir que um veículo se adapte a um modo de voo ou condução), e identificar e resolver eventuais problemas relacionados com os pneus antes que estes ocorram.

Embora o AERO seja um design puramente concetual, a Goodyear encontra-se a desenvolver algumas das suas tecnologias mais importantes, como uma estrutura não pneumática e capacidades inteligentes para os pneus, enquanto que outras poderão tornar-se na base de novas ideias e produtos para o futuro.

 

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