Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Porsche celebra os 50 anos do 917

O Porsche 917 celebra os 50 anos e o Museu Porsche está a comemorar este aniversário com planos para restaurar o primeiro 917 a ser construído até à sua condição original.

O Porsche 917-001 marcou o início de uma carreira desportiva sem precedentes para o 917. O 917-001 Grupo 4, desenhado para ganhar tanto as 24 Horas de Le Mans como os Campeonatos do Mundo de Construtores, foi o primeiro de 25 veículos que tiveram de ser construídos para cumprir os requisitos para a aprovação; o designer que chefiou o projeto foi Hans Mezger, que foi também responsável pelo motor de 12 cilindros e pelo veículo como um todo.

O 917-001 foi apresentado pela primeira em Genebra, em março de 1969, com a carroçaria em branco e a secção dianteira em verde; recebeu uma nova imagem para a sua aparição no Salão Internacional Automóvel de Frankfurt, no mesmo ano, para o qual foi pintado em branco e laranja. Quando a Porsche anunciou, mais tarde, a transferência das suas atividades desportivas para a equipa J.W. Automotive Engineering, comandada por Briton John Wyer, o 917-001 voltou a ser utilizado como veículo de apresentação – utilizando as cores da marca americana de lubrificantes patrocinadora, a Gulf: azul claro e laranja.

A seguir à sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans, o 917-001 foi redefinido para uma versão com a traseira mais curta por Hans Herrmann e Richard Attwood, em Setembro de 1970; quando o 917-001 foi entregue à Porsche Salzburg, em outubro de 1970, tinha as cores do automóvel que venceu a prova de Le Mans e decorado com o número 23 da partida.

Restauro do 917-001 à sua condição original de 1969

Por mais de um ano, os mecânicos do museu, antigos técnicos e engenheiros de Zuffenhausen e Weissach, assim como os Arquivos Históricos e empresas parceiras, trabalharam no restauro deste 917 original. O projeto foi particularmente desafiante desde o princípio devido às diversas alterações aplicadas durante o tempo em que funcionou como veículo para apresentações e testes. A principal prioridade foi a conservação e reutilização dos materiais originais do automóvel sempre que possível e tecnicamente aplicável.

O restauro foi guiado por testes que tiveram como objetivo analisar que materiais da carroçaria eram originais e poderiam ser reutilizados, utilizando materiais de análise e comparação com os desenhos históricos e fotografias. Foi com esta abordagem que partes da carroçaria, para a dianteira e traseira, foram meticulosamente reproduzidas, utilizando a tecnologia 3D, e com referência aos desenhos originais; a zona traseira com estrutura em alumínio foi também restaurada com a ajuda dos documentos originais. Exatamente 50 anos depois, o 917-001 vai ser apresentado no Museu Porsche, restaurado à sua condição original, como estava em 1969.

Percursor da tecnologia turbo

A história de sucesso do 917 é lendária. Criado para garantir a vitória à geral no seu primeiro ano a competir na corrida de 1.000 quilómetros de Zeltweg, Áustria, em 1969. Em 1970, Hans Herrmann e Richard Attwood alcançaram o ambicionado triunfo à geral em Le Mans – o maior sucesso alcançado pela Porsche no desporto automóvel até aquele momento, o qual foi repetido por Dr Helmut Marko e Gijs van Lennep em 1971.

Após mais desenvolvimentos no 917 para as versões 917/10 e 917/30 turbo com mais de 1.000 CV, George Follmer e Mark Donohue dominaram o campeonato de Norte-americano, CanAm, em 1972 e 1973, respetivamente; estes modelos da Porsche provaram também ser imbatíveis nos eventos europeus, Interserie.

Uma versão alterada da tecnologia turbo foi também reutilizada um pouco mais tarde num Porsche de série – com o nascimento do 911 Turbo, em 1974.

Exibição especial no Museu Porsche

De 14 de maio a 15 de setembro de 2019, o Museu Porsche vai honrar o 50.º aniversário do 917 com uma extensa exibição especial intitulada “Colours of Speed – 50 Years of the 917”. Um total de 14 exibições – incluindo dez modelos 917 que, sozinhos, têm uma potência combinada de 7.795 CV – estará em destaque.

O Museu Porsche irá apresentar ao público, pela primeira vez, um concept do 917 como homenagem à primeira vitória em Le Mans, em 1970. O automóvel vermelho e branco foi desenhado por uma pequena equipa de designers e engenheiros, embora com a entrada da Porsche na categoria LMP1 do FIA World Endurance Championship (WEC), este modelo tenha ficado apenas como um concept. Uma seleção de posters sobre o desporto automóvel e pequenos expositores técnicos vão rodear a exposição especial, a qual inclui a maior potência total num evento como este.

Para registar o aniversário, a loja do museu vai disponibilizar também uma seleção de produtos 917 para venda, incluindo um para-choques, em cor-de-rosa, transformado em barbecue, inspirado pelo inigualável 917/20 de 1971, apelidado de “Pink Pig”. A Editora própria do Museu Porsche vai também lançar um livro para assinalar o aniversário do 917.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...