Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Muji e Sensible 4 apostam no autocarro autónomo GACHA

A japonesa MUJI e a empresa finlandesa de condução autónoma Sensible 4 apresentaram o GACHA, o primeiro autocarro autónomo que chegará ao mercado em 2020.

A estreia do autocarro autónomo teve lugar em frente à nova Biblioteca Central de Helsínquia Oodi, Finlândia, sendo que o GACHA iniciará as operações para a população de Espoo, em abril, seguindo-se Hämeenlinna, Vantaa e Helsínquia até final deste ano.

A MUJI e a Sensible 4 encontram-se a trabalhar na produção da primeira frota GACHA para ser usada em estradas públicas, em 2020, em várias cidades na Finlândia e noutros locais do mundo – o objetivo é que as frotas de transporte autónomo operem como parte dos sistemas de transporte existentes nas cidades até 2021.

Além de apto para todos os climas, o design da MUJI também diferencia o GACHA de projetos semelhantes, em particular a ausência de dianteira ou traseira do veículo – a inspiração para o design veio de uma cápsula de brinquedos típica do Japão, uma forma universal que simboliza alegria e emoção, transmitindo paz e felicidade para aqueles que a encontram.

O espaço interior tem a forma quadrada arredondada do autocarro, criando mais espaço para os passageiros, enquanto a faixa de LED serve como farol e como tela de comunicação externa.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...