Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

UE quer limitador obrigatório de velocidade a partir de 2022

A União Europeia quer que todos os automóveis novos sejam equipados com um sistema inteligente a automático de controlo de velocidade, a partir de 2022.

O sistema, conhecido por ISA (do inglês Intelligent Speed Assist) é um sistema de ajuda à condução que permite limitar a velocidade dos veículos de forma automática reduzindo o número de acidentes por excesso de velocidade, em linha com o programa europeu de combate à sinistralidade rodoviária.

De acordo com as estimativas da UE, o ISA permitirá reduzir em cerca de 20% o número de vítimas mortais em acidentes rodoviários

O ISA passará assim a ser obrigatório em todos os veículos novos vendidos na EU, tal como já acontece com o sistema de anti bloqueio da travagem ABS ou o controlo de estabilidade ESP, e como passará a acontecer, a partir de 2020, com a travagem automática de emergência.

O ISA já e utilizados em camiões e autocarros e está também presente no novo Ford Focus, embora possa ser desativado pelo condutor.

A ideia de UE limitar automaticamente a velocidade de circulação, enquadrando-as nos máximos permitidos em cada via e sem que o condutor possa interferir, levanta, no entanto, algumas objeções, uma vez que a em determinadas circunstâncias, como numa ultrapassagem, se poderá precisar de uma velocidade pontual acima dos limites permitidos para evitar um acidente.

De momento, a proposta está ainda em análise, dependendo da idoneidade da instalação do dispositivo e do seu funcionamento, faltando ainda definir se ele atuará sobre o sistema de travagem ou diretamente na entrega da potência ao motor e em que circunstâncias deverá ele atuar.

veja aqui os limites de velocidade por países

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table