Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo DS 3 Crossback já se encontra em Portugal

Quatro anos depois da criação da marca, a DS Automobiles orgulha-se de apresentar o seu segundo modelo desenvolvido inteiramente sob a insígnia da DS. Depois do DS 7 Crossback, chega agora a vez do seu irmão mais novo e compacto, o DS 3 Crossback, que fomos conhecer na DS Store de Lisboa.

A gama DS continua a crescer e acaba de receber o seu segundo modelo desenvolvido sob a insígnia da marca. Depois do DS 7 Crossback que conhecemos no ano passado, chega agora a vez do DS 3 Crossback, iniciando um processo que promete ter apresentados seis novos modelos até ao final do ano 2023, segundo nos disse Yves Bonnefont, CEO da DS Automobiles presente neste evento.

Apesar de contar apenas com quatro anos de idade, a DS Automobiles conseguiu registar números muito interessantes no ano passado, com um total de 28 mil unidades comercializadas nos mercados em que se encontra disponível. Mais de metade destas incluem o nível de equipamento mais elevado e quase 40 por cento estão equipadas com o sistema DS Connected Pilot. O preço médio de cada unidade ronda os 48.100 euros e o seu crescimento no mercado nacional ronda os 25 por cento faz ao ano anterior, revelando que se encontra em grande forma. Em jeito de curiosidade, ficámos a saber que o seu modelo mais vendido de sempre é já o DS 7 Crossback, com um total de 268 unidades.

Mas agora, é a vez do DS 3 Crossback, que poderá mudar estes números consideravelmente. O modelo mais pequeno da gama DS mantem o visual arrojado que conhecemos daquela que é a marca Premium do Grupo PSA e está destinado ao segmento dos SUV mais compactos. Estreia a nova plataforma do Grupo CMP multi energias, que permitirá ajustar-se aos desejos de cada cliente e às tendências futuras do mercado da melhor forma possível, mas também com as mais recentes tecnologias disponíveis na marca francesa e uma experiência de utilizador bem mais cativante e digna de um segmento premium.

O novo DS 3 Crossback tem um comprimento ligeiramente acima dos 4,1 metros e uma largura inferior a 1,8 metros. A altura é ligeiramente acima do metro e meio, mas o seu estilo arrojado e moderno é inconfundível, com tons de carroçaria que podem ser mais originais e com a possibilidade de optar entre duas cores de tejadilho contrastantes. As jantes de liga leve começam nas 17 polegadas de diâmetro, mas há diversos modelos na medida acima, consoante o nível de equipamento ou a lista de opções.

No habitáculo, o padrão específico da DS deu origem a um formato mais original da consola central, que integra os comandos da climatização e até as saídas de ar da mesma, além dos inúmeros detalhes triangulares que encontramos em diversos dos botões e componentes a bordo. No topo do tablier está presente um enorme ecrã tátil e a instrumentação é também um monitor personalizável com as informações mais importantes. E depois, o DS 3 Crossback conta com todos os detalhes que a marca tem mostrado nos seus modelos, como os padrões e os materiais mais cuidados, as costuras nos tons contrastantes, ambientes específicos a bordo e diversas possibilidades de personalização.

Além disso, o DS 3 Crossback conta ainda com as vantagens de poder estar sempre conectado a uma aplicação que podemos ter no nosso telefone e que permite a sua utilização por terceiros, se o seu proprietário assim o desejar. A condução autónoma encontra-se já no nível 2, podendo ser utilizada numa fila de trânsito, por exemplo e estão presentes elementos no equipamento como o sistema de som desenvolvido pela Focal para este modelo e os inúmeros detalhes estilísticos que caracterizam a DS Automobiles, ainda que o novo desenho dos puxadores das portas, que se destacam da carroçaria assim que nos aproximamos do carro sejam uma das principais novidades.

Em termos de preços, a oferta do novo DS 3 Crossback começa nos 27.880 euros da versão 1.2 PureTech de 100 cavalos com caixa de velocidades manual, mas se preferir uma versão equipada com o motor diesel 1.5 BlueHDi com o mesmo patamar de potência e com o mesmo nível de equipamento BE CHIC, este valor passa para os 30.735 euros. Nesta fase inicial de lançamento e numa edição muito limitada, a DS terá disponível uma versão “La Première”, que inclui quase todo o equipamento que está disponível para este modelo e alguns outros, exclusivos desta versão. Disponível apenas com os motores a gasolina de 130 e 155 cavalos, a versão “La Première” terá um preço de 40.975 euros e 42.360 euros, respetivamente.

As encomendas do novo DS 3 Crossback abrem oficialmente amanhã, a 21 de março, mas as primeiras unidades só deverão chegar a solo nacional em maio. Para o final do ano, no entanto, está já anunciada uma versão E-Tense deste modelo, equipada com um motor totalmente elétrico.

Também nas palavras de Yves Bonnefont, a marca francesa terá presente uma versão em cada uma das suas gamas até ao final do ano, com a chegada da versão elétrica do DS 3 Crossback E-Tense e com a apresentação de uma versão híbrida plug-in do DS 7 Crossback, o E-Tense Hybrid 4×4. Este último terá uma potência máxima combinada de 300 cavalos e quatro rodas motrizes, sendo que permitirá conduzir em modo exclusivamente elétrico durante cerca de 50 quilómetros. Para 2025, no entanto, Yves Bonnefont diz-nos que todos os modelos da DS em comercialização estarão equipados com soluções eletrificadas, sejam elas híbridas plug-in ou totalmente elétricas.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...