Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

CARE KEY: A chave da Volvo que limita a velocidade

A Volvo Cars apresentou esta terça-feira na sua sede em Gotemburgo, novas ideias e projetos que reforçam o seu compromisso para com a segurança automóvel demonstrando que o tema continua, hoje, tão atual como em 1927, ano de fundação da empresa.

A Volvo revelou novas ações e avanços tecnológicos que irão contribuir para combater três aspetos considerados como causas de acidentes de viação graves e cuja persistência poderiam comprometer a sua ‘Visão 2020’ que sugere que “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido a bordo de um novo Volvo”: o excesso de velocidade; a intoxicação; e a distração dos condutores.

De série em qualquer novo Volvo a partir do MY21 (2020), a CARE KEY será uma ferramenta que irá permitir aos condutores definir não só o seu próprio limite de velocidade mas também limites para eventuais familiares ou amigos a quem emprestem os seus carros (nela se incluindo jovens inexperientes com carta de condução à pouco tempo).

Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars, reforçou a ideia de querer iniciar a discussão em torno do direito ou até da obrigação dos construtores em instalar tecnologia nos seus automóveis que contribua para uma mudança de comportamento dos condutores.

“Acreditamos que um construtor automóvel tem a responsabilidade de melhorar a segurança nas estradas. O limite de velocidade que anunciámos recentemente e agora o CARE KEY fazem parte dessa crença. Existem muitas pessoas que até estão na disposição de partilhar os seus automóveis com os seus familiares e amigos mas que não têm a certeza se essa partilha será feita de forma segura. A CARE KEY apresenta-se como uma boa solução para estes casos”, afirmou o responsável.

Para além dos benefícios óbvios em matéria de segurança, os limites à velocidade poderão vir a proporcionar aos clientes Volvo um benefício financeiro adicional. A empresa está atualmente a convidar, várias seguradoras de diferentes mercados para iniciar conversações com vista à oferta de condições mais vantajosas para a comunidade Volvo que utilize estas inovações de segurança. As especificações destes acordos irão variar de mercado para mercado mas, a Volvo Cars espera anunciar o primeiro destes muito em breve.

“Se pudermos encorajar e apoiar um melhor comportamento dos condutores com tecnologia que ajuda a evitar problemas acreditamos que isso deverá ter um impacto positivo nos prémios de seguro”, concluiu Samuelsson.

Intoxicação e distração ao volante

A proposta da marca passa por instalar um sistema de monitorização do condutor no qual seja possível avaliar o seu estado atrás do volante. Este sistema, monitorizado por câmaras e outros sensores permitirá a intervenção do automóvel caso o condutor seja claramente identificado como intoxicado, cansado ou distraído e não estiver a responder aos sinais de aviso aumentando assim a probabilidade de acidente.

O nível de intervenção do automóvel será diferente em função do estado do condutor, de num estado inicial em que limitará a velocidade e alertará o serviço de assistência via Volvo on Call ou num estado final, em que irá ativamente travar e estacionar de forma segura.

“No que toca à segurança, pretendemos acima de tudo evitar qualquer tipo de acidentes, para além de minimizar os impactos dos acidentes iminentes. Neste caso, as câmaras irão monitorizar os comportamentos que podem levar a lesões graves ou até à morte”, explicou Henrik Green, Senior Vice President e Research & Development da Volvo Cars.

Exemplos incluem: falta de aplicação de força no volante, olhos fechados durante um período longo de tempo, o atravessar de várias faixas de rodagem duma forma excessiva ou tempos de reação muito lentos.

Um sistema de monitorização do condutor como o descrito em cima é um elemento importante para permitir que o veículo tome, de uma forma ativa, as melhores decisões de forma a evitar acidentes graves.

“Imensos acidentes resultam de intoxicação, excesso de álcool, drogas ou simplesmente cansaço extremo. Há pessoas que ainda acreditam poder conduzir depois de terem bebido ou não terem dormido o suficiente e que isso não afeta as suas capacidades na estrada. Grande erro, por vezes fatal. Queremos assegurar que ninguém será colocado numa situação de perigo ainda que tente conduzir neste estado”, afirmou Trent Victor, Professor e Driver Behaviour.

A introdução das câmaras em todos os modelos da Volvo será realidade na próxima geração de automóveis da plataforma Volvo SPA2 que deverá ocorrer no início de 2020. Os detalhes relativos ao número exato de câmaras e ao seu posicionamento serão revelados mais tarde.

E.V.A (Equal Vehicles for All) e a partilha de dados de segurança

A marca sueca apresentou também no mesmo evento o Projeto E.V.A (do inglês Equal Vehicles for All – veículos iguais para todos) e revelou que irá partilhar toda a informação recolhida por si ao longo de seis décadas anos de investigação em termos de segurança rodoviária (incluindo estudo de acidentes reais) com toda a indústria automóvel, “a bem da segurança nas estradas, independentemente da marca que cada um escolher”, destacou a marca.

Através desta projeto E.V.A de partilha de dados de segurança, as marcas concorrentes poderão consultar relatórios e dados de segurança que resultam de 60 anos de pesquisa e investigação da empresa sueca, estando disponíveis num diretório central digital.

Este anúncio está em linha com o compromisso de segurança que faz, de resto, parte da filosofia da Volvo e surge num ano em que se comemoram precisamente 60 anos daquela que é vista por muitos como a principal invenção da história da segurança automóvel – o cinto de segurança de três pontos, introduzido em 1959.

Para a Volvo, a Iniciativa E.V.A. destaca uma questão fundamental que tem sido negligenciada em termos de segurança dos ocupantes: “Temos informação de dezenas de milhares de acidentes rodoviários recolhidos em ambiente real, que nos tem ajudado a melhorar os nossos automóveis, tornando-os o mais seguros possível. Isto significa que estes são fabricados para proteger todas as pessoas, independentemente do seu género, altura ou peso, muito para além do ‘homem padrão’, representado pelos crash test dummies tradicionais”, refere Lotta Jakobsson especialista sénior do Centro de Segurança da Volvo.

Pode saber mais sobre Iniciativa E.V.A. aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...