Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Aliança lança ‘Alliance Intelligent Cloud’ no Microsoft Azure

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou o lançamento da ‘Alliance Intelligent Cloud’, uma nova plataforma que vai permitir facultar serviços conetados nos seus automóveis vendidos na quase totalidade dos 200 mercados onde estão presentes.

Este é o culminar de um trabalho conjunto de desenvolvimento entre a Aliança e a Microsoft que resulta no primeiro e mais ambicioso programa global de serviços conectados da indústria automóvel e que vai ser implementado graças às tecnologias da Cloud, Inteligência Artificial (AI) e lnternet of Things (IoT) fornecidas pela Microsoft Azure. A Azure vai fornecer à Aliança uma plataforma global destinada a recolher, administrar e analisar o enorme volume de dados que serão gerados pelos automóveis conectados.

“Com este lançamento da plataforma de conectividade, os clientes da Renault, da Nissan e da Mitsubishi, vão conhecer uma nova revolução digital. Através da nossa colaboração com a Microsoft, estamos a apresentar a mais poderosa e extensa plataforma, em todo o mundo para veículos conectados. A dimensão da Aliança permitiu-nos construir uma plataforma de nuvem inteligente que será um novo standard para esta indústria”, afirmou o diretor dos Veículos Conetados da Aliança, Kal Mos.

Os primeiros modelos que integrarão a tecnologia da ‘Alliance Intelligent Cloud’ serão o novo Renault Clio e algumas versões do Nissan Leaf comercializadas nos mercados Europeu e Japonês. Estes modelos vão beneficiar de acesso permanente à Internet, diagnósticos detalhados realizados remotamente, implantação contínua de software, atualizações de firmware, bem como o acesso a serviços de info entretenimento.

Otimizada para ser rápida e eficaz, a ‘Alliance Intelligent Cloud’ vai colocar à disposição dos clientes das marcas da Aliança em todas as regiões do mundo, soluções como serviços remotos, monitorização proactiva, navegação conectada, assistência conectada, atualizações de software remotas entre outros serviços personalizados.

A Aliança escolheu uma abordagem original uma vez que será ela a conceber, explorar e será a proprietária da sua plataforma de “Intelligent Cloud” no Azure.

No futuro a “Alliance Intelligent Cloud” será capaz de conetar os automóveis das marcas da Aliança às infraestruturas de cidades inteligentes e a outros potenciais futuros parceiros. Esta iniciativa permitirá a todo e qualquer eventual parceiro da Aliança o acesso, através de um ponto de entrada único, aos dados atuais e futuros que serão gerados pelos automóveis conetados.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...