Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Por Lisboa, ao volante do novo Lexus UX 250h

Estivemos presentes na apresentação dinâmica do SUV mais compacto da Lexus, o novo UX, que já se encontra disponível no mercado nacional.

A Lexus escolheu a cidade de Lisboa para a apresentação do seu novo Crossover UX, uma que a considera uma cidade cheia de energia criativa. O mesmo género de energia que ditou as linhas do novo modelo da marca nipónica, destinado a ocupar o lugar de entrada na sua família de SUV que já inclui o NX e o RX.

O seu SUV de tamanho mais compacto e com um comprimento máximo de 4,5 metros, conta com uma dianteira bastante agressiva, com a tradicional grelha da marca a ocupar o lugar de destaque e uma secção traseira mais exclusiva, na qual marca presença a nova faixa em LED que ocupa toda a sua largura. Esta é composta por um sistema de 130 LED e segue até às extremidades da carroçaria com detalhes estilísticos que a deixam num patamar único.

No habitáculo, o desenho continua a incluir diversos detalhes mais arrojados, estando presente uma boa posição de condução com mais espaço do que o habitual, o que também acontece com os lugares traseiros, capazes de acomodar dois adultos sem qualquer dificuldade. O patamar de qualidade é ajustado ao segmento em que o UX se inclui, mas continua a ser concebido pelos artesãos Takumi, com mais de 25 anos de experiência na empresa e usando técnicas tradicionais como a de costura Sashiko, que reforça a qualidade de elementos como os assentos e até o volante do Lexus UX.

No teste dinâmico que tivemos oportunidade de efetuar ao volante deste modelo, o ritmo permitiu apenas explorar um pouco melhor o seu conforto e o ambiente a bordo bastante cuidado, que goza de uma insonorização muito cuidada e ao nível de modelos de gama acima desta. O seu patamar de qualidade chegou mesmo a incluir um estudo auditivo em busca do melhor som de porta possível para o ouvido humano e os engenheiros da marca não descansaram enquanto não chegaram a um resultado muito próximo deste. Por isso mesmo, o simples bater de porta que ouvimos logo após o acesso ao habitáculo do UX, segundo a marca, tem características reconfortantes para o ouvido humano e que por isso contribui para um melhor início de viagem.

No novo Lexus UX, além da presença da nova plataforma GA-C, é também disponibilizado o novo sistema híbrido de quarta geração que inclui uma nova bateria híbrida, mais compacta e leve e que está instalada sob o assento traseiro. A gama UX também inclui versões de quatro rodas motrizes, sendo que neste caso é instalado um segundo motor no eixo posterior. A gestão do sistema é totalmente eletrónica e consegue passar potência para ambos os eixos consoante seja necessário. O motor térmico que faz parte deste sistema híbrido é o novo bloco de dois litros com um sistema de injeção de combustível direta e indireta e com uma taxa de compressão mais elevada. A potência máxima combinada deste sistema híbrido é de 184 cavalos e as médias de consumo andam entre os cinco e os seis litros.

Os preços do Lexus UX começam nos 42.500 euros da versão Business de duas rodas motrizes, mas podem chegar aos 62 mil da versão Luxury com o sistema de quatro rodas motrizes. No entanto, a marca está a prever que a principal procura incida nas versões Executive+, Premium e F Sport, já com um nível de equipamento bastante completo e que compõem o patamar intermédio da gama, com valores entre os 46.900 e os 50.600 euros. Comum a todos os Lexus UX de apenas duas rodas motrizes é o facto de pagarem apenas Classe 1 nas portagens.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...