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Elétricos da Ford evoluem com nova Transit Smart Energy Concept

A Ford revelou a nova Transit Smart Energy Concept, um minibus de 10 lugares, que está a ajudar a empresa a explorar soluções com vista à maximização da eficiência energética e autonomia nos futuros veículos eletrificados.

Comparativamente aos veículos de transporte de mercadorias, os veículos com múltiplos ocupantes, como os minibuses, requerem uma maior utilização de energia para alcançarem temperaturas confortáveis no habitáculo – essa energia é fornecida através de uma bateria de elevada voltagem, que apresenta um desafio significativo para a autonomia.

Desenvolvido por uma equipa de engenheiros do Centro Técnico de Merkenich (Alemanha), da Ford, Transit Smart Energy Concept recorre à mesma tecnologia empregue nas StreetScooter WORK XL, outro projeto de veículos comerciais assente num chassis Ford Transit equipado com uma mecânica a baterias elétricas.

Entre as inovações empregues em matéria de poupança e armazenamento de energia, testadas pela primeira vez, integram-se:

  • Um sistema de bomba de calor que utiliza o calor residual dos componentes da transmissão, o ar exterior e o ar dentro do habitáculo para reduzir, até 65%, o consumo de energia do sistema de aquecimento, resultando numa extensão de autonomia na ordem dos 20%;
  • Uma porta deslizante elétrica que abre até meio para reduzir as perdas de calor e que pode ser ativada pelo passageiro, usando um dispositivo inteligente. Os ventiladores de aquecimento, ventilação e ar condicionado são desativados automaticamente sempre que a porta esteja aberta;
  • Bancos de passageiros e superfícies, de classe executiva, aquecidos, permitindo aos passageiros controlar a sua temperatura local, reduzindo a energia necessária para a totalidade da cabina;
  • Seis painéis solares, montados no tejadilho, que recarregam uma bateria de 12 volts destinada a alimentar o sistema de aquecimento dos bancos elétricos, a iluminação da cabina e os sistemas elétricos de bordo, incluindo o sistema de carregamento wireless para dispositivos móveis;
  • Uma divisória em policarbonato entre a porta do passageiro e a área de estar que reduz, ainda mais, as perdas de calor decorrentes das entradas e saídas de passageiros, ao mesmo tempo que os protege dos elementos externos;
  • Vidros ventilados, com dupla camada de protecção, que reduzem as superfícies de contacto frias, isolando contra perdas de calor;
  • Iluminação ambiente que se ajusta de acordo com a temperatura da cabina – de vermelho do aquecimento até azul para arrefecimento – quase não influenciando a percepção dos passageiros para com a temperatura de cabina;
  • Isolamento do piso traseiro e do tejadilho complementam a ajuda na redução nas perdas de calor da cabina.
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