Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ensaio: Audi A1 30 TFSI – Evolução irreverente

A segunda geração do mais pequeno dos Audi recebeu um visual mais irreverente e novas designações que ajudam a conquistar um visual mais desportivo.

O pequeno Audi A1 evoluiu para a sua segunda geração e conta agora com um visual bem mais agressivo que o do seu antecessor. Além disso, por se tratar da versão S-line, este mesmo visual fica ainda mais composto, graças a para-choques mais desportivos e a um aileron traseiro. Em alguns detalhes e traços chegamos mesmo a identificar parecenças com o superdesportivo R8 e a nova designação 30 TFSI até nos deixa a pensar que debaixo do capot se esconde algo ainda mais poderoso do que acontece na realidade.

Na verdade, a versão 30 TFSI inclui a motorização de apenas três cilindros em linha, com 116 cavalos de potência, mas como se encontra aliado a uma caixa de velocidades manual de seis relações, bem escalonada, a sua utilização em ritmos de autoestrada deixa-nos a entender que não se trata da opção mais compacta da gama em termos de motorização. O pequeno motor de apenas um litro parece bem maior do que é na realidade e os seus 200Nm de binário e 116 cavalos de potência até nos deixam a pensar se esses valores são mesmo reais, ou se xistem mais uns pozinhos escondidos algures por ali, tal é o seu desempenho. Além disso, outra das vantagens deste bloco está no facto de não ser nada guloso em termos de consumos, fazendo com que a gasolina existente no depósito teime em durar mais do que o esperado.

Por incluir o pacote de equipamento S-Line com suspensão desportiva e jantes mais generosas em termos de tamanho, o pequeno Audi A1 oferece ainda uma dinâmica bastante composta e precisa, mesmo quando exigimos um pouco mais do chassis em traçados mais sinuosos, tendo-se revelado uma boa surpresa, tal como o pequeno motor TFSI. O som mais desportivo que chega ao habitáculo é produzido artificialmente, mas não se tenta impor à medida que vamos apreciando uma das nossas estradas preferidas. Claro que também não se trata de um V8 biturbo com um sistema de escape melhorado, mas é o suficiente para nos soar melhor que o simples ruído do tricilíndrico.

A bordo do Audi A1 também se encontram alguns detalhes exclusivos da versão S-Line, tal como os frisos das soleiras das portas e outros pormenores de cariz mais desportivo. Mas o que notamos mais neste novo A1 Sportback é que há bem mais espaço disponível a bordo, especialmente nos lugares traseiros. A posição de condução é muito boa e o ambiente tecnológico que sentimos a bordo, conta com elementos que não ficam muito afastados dos que já conhecemos de gamas superiores. No ecrã presente na consola central, o grafismo é idêntico ao do A6 e do A8, ainda que o comando tátil seja mais simples. Ainda assim, está preparado para receber as mais variadas ligações ao smartphone, incluindo as funções Apple CarPlay e Android Auto que nos permite usar o sistema de navegação que temos no nosso telefone, enquanto o carregamos. Outro dos detalhes que mais gostamos de ver a bordo de um Audi é o novo painel de instrumentos totalmente digital, ainda que este seja apenas uma opção no novo Audi A1.

O valor base do Audi A1 Sportback com a motorização 30 TFSI de 116 cavalos fica situado abaixo dos 25 mil euros, mas depois, com a adição do nível de equipamento S Line, umas jantes de dimensão mais generosa e compatível com o resto do conjunto e com o original e apelativo tom Azul Turbo presente na carroçaria da unidade ensaiada, este valor já passa para cima da fasquia dos 30 mil euros. É o preço a pagar pela personalização do Audi A1, que o deixa com um visual muito mais interessante, mas também com diversos elementos que não só melhoram o conforto, como a sua eficácia dinâmica.

Com a função Android Auto, torna-se possível, por exemplo, utilizar o Waze que temos no telefone e saber qual o melhor caminho em função do trânsito

VEREDICTO

O novo Audi A1 Sportback tem um visual ainda mais desportivo e que demonstra na perfeição o que este modelo evoluiu face ao seu antecessor, tanto no exterior como no interior. O motor 30 TFSI de apenas um litro e 116 cavalos, no entanto, foi uma das melhores surpresas deste ensaio, revelando boas prestações e médias de consumo comedidas. Tudo isto tem um preço, como seria de esperar, mas para os fãs da marca, é uma excelente forma de entrar pela porta principal.

Texto e imagens: André Mendes

 

FICHA TÉCNICA

Audi A1 Sportback 30 TFSI

MOTOR: 3 cilindros em linha; injeção direta com turbo; Cilindrada (cm3): 999; Potência máxima (cv/rpm): 116/5.000-5.500; Binário máximo (Nm/rpm): 200/2.000-3.500;
TRANSMISSÃO: Tração dianteira; Caixa manual de 6 velocidades; Suspensão (fr./tr.): Independente, tipo McPherson; Eixo de torção;
DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.029/1.740/1.433; Distância entre eixos (mm): 2.563; Largura de vias (fr./tr.) (mm): 1.524/1.501; Travões (fr./tr.) Discos vent./Discos sólidos; Peso (kg): 1.180; Capacidade da bagageira (l): 335; Depósito de combustível (l): 40; Pneus (fr./tr.): 215/45 R17;
PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h (s) 9,5; velocidade máxima (km/h) 203;
CONSUMOS: WLTP Baixo/Médio/Alto/Extra Alto/Combinado (l/100 km): 6,9/5,5/5,0/6,1/5,7; Emissões de CO2 (g/km) 129;

PREÇO (versão base): 26.971 euros
PREÇO (unidade ensaiada): 31.686 euros

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Escape Game Week: jogos de fuga com descontos até 50%