Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Robôs autónomos facilitam trabalho nas fábricas da Ford

A Ford está a recorrer a robôs autónomos no processo de entrega de peças nos diferentes pontos das fábricas, onde estas são precisas.

Apelidado de “Survival”, devido à sua capacidade de adaptação ao ambiente em seu redor, o robô faz a entrega de peças numa das fábricas da Ford na Europa, mais propriamente Almussafes, em Valência, afastando-se de objetos imprevistos que surjam no seu caminho, mudando de rota se o percurso estiver obstruído e parando sempre que necessário.

Desenvolvido integralmente por engenheiros da Ford, é o primeiro de seu género a ser usado em qualquer uma das instalações europeias da empresa.

O fornecimento de peças e de materiais de soldadura às diferentes estações da fábrica é um elemento crucial para manter a cadência de produção dos modelos Kuga, Mondeo e S-MAX.

Já para os operários da Ford, essa é uma tarefa demorada e relativamente monótona. O robô não substitui os funcionários, mas pode poupar até 40 horas de trabalho diária ao assumir este papel, permitindo que os operários apliquem o seu tempo em tarefas mais complexas.

O robô está equipado com uma plataforma automatizada, com 17 slots para materiais de diferentes pesos e dimensões. Para evitar erros, a abertura e fecho dessas secções é automatizada, sendo que os operários de cada área apenas têm acesso aos materiais que lhes estão atribuídos.

O “Survival” é um dos pequenos robôs inteligentes que são utilizados em instalações da Ford na Europa, junto com “Robutt” e os co-bots de Colónia, na Alemanha. O robô autónomo recorre a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) para visualizar o ambiente em redor, solução igualmente empregue nos protótipos de veículos autónomos da Ford.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Ericeira Surf & Skate embarca em interrail