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Já conhece o novo Opel Grandland X híbrido plug-in com 300 CV?

A Opel revelou aquele que é uma das peças-chave da estratégia de eletrificação da sua gama de produtos: o novo Grandland X Hybrid4.

Posicionando-se no topo da oferta SUV da marca alemã, que é composta também pelos Crossland X e Mokka X, o Grandland X Hybrid4 conta com um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo e dois motores elétricos que permitem debitar uma potência de mais 300 cavalos.

Com abertura de encomendas agendada para dentro de poucas semanas e as primeiras entregas a clientes previstas para o início de 2020, o primeiro híbrido plug-in da Opel contribui para a eletrificação de toda a linha de modelos da marca – processo que será implementado até 2024 – e para a estratégia que o fabricante traçou para cumprir futuros limites de emissões de CO2.

Outro passo neste percurso, que também contempla motores de combustão interna altamente eficientes, será o lançamento de uma versão a bateria da próxima geração Corsa, a qual estará à venda já este ano.

O sistema de motorização do Grandland X Hybrid4 é composto por um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, com turbocompressor e injeção direta, capaz de debitar 200 CV (147 kW) de potência (este motor cumpre a norma Euro 6d-TEMP e está certificado de acordo com o ciclo de testes WLTP); e um sistema de propulsão elétrica formado por dois motores que entregam um total de 109 CV (80 kW) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh. O motor elétrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro, com um diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas.

O motor térmico atua a velocidades médias e elevadas, enquanto o sistema elétrico de tração é chamado a intervir a velocidades mais baixas e fases de transição. O Opel Grandland X Hybrid4 tem autonomia de 50 quilómetros em modo elétrico, medida no ciclo WLTP (60 km no ciclo NEDC).

O sistema de motorização do Opel Grandland X Hybrid4 tem quatro modos de funcionamento – Elétrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser selecionados pelo condutor. No modo híbrido, a gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano. No modo AWD (All-Wheel Drive, tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração.

A tomada que liga ao carregador de bordo de 3,3 kW (está disponível um de 6,6 kW, em opção) surge do lado oposto do bocal de abastecimento de combustível. A bateria está instalada sob o banco traseiro, otimizando a ocupação do espaço do habitáculo e da bagageira.

Os tempos de recarregamento da bateria variam consoante o tipo de carregador utilizado. Para além do cabo fornecido para ligar a uma tomada de tipo doméstico, a Opel proporá dispositivos de carga rápida em estações públicas, bem como estações de parede de utilização particular. Com uma destas ‘wallboxes’, de 7,4 kW de potência, a bateria recarrega em apenas uma hora e 50 minutos.

Com o Grandland X Hybrid4 a Opel disponibilizará um leque de soluções específicas para veículos eletrificados, asseguradas pelos serviços Free2Move, a marca de mobilidade do Grupo PSA. Da oferta fará parte o acesso a mais de 85.000 postos de carregamento na Europa e um planeador de viagem que sugere os melhores percursos com base na autonomia restante do automóvel e indica a localização de postos de carregamento ao longo do percurso. Estas informações recorrem ao sistema de navegação do dispositivo de informação e entretenimento Navi 5.0 IntelliLink a bordo, o qual se encarrega também de prestar as direções para chegar ao posto mais próximo.

O Opel Grandland X Hybrid4 estará igualmente equipado com o novo sistema telemático Opel Connect, com serviços como navegação com informações de tráfego em tempo real, acesso a diagnóstico do estado do veículo através de uma aplicação, ligação direta com a assistência em estrada e chamada de emergência. Basta premir uma tecla vermelha para solicitar ajuda. A chamada de emergência é ativada automaticamente no caso de serem acionados ‘airbags’ ou tensores dos cintos de segurança.

Travar com o acelerador

Com o objetivo de aumentar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de travagem regenerativa para recuperar a energia produzida em travagem e em desaceleração. Num sistema de travagem convencional, a energia cinética perde-se através de calor. Ao aproveitar esta energia, convertendo-a em eletricidade que pode ser utilizada no momento ou armazenada na bateria, o Grandland X Hybrid4 vê a sua autonomia elétrica aumentar até 10 %.

O condutor pode selecionar um modo de regeneração mais intensa, que maximiza a recuperação de energia. Neste caso, o travão-motor do rotor elétrico é de tal maneira elevado que, em tráfego normal, o condutor não necessita de recorrer ao pedal de travão para reduzir a velocidade até imobilizar o automóvel. Assim, é possível conduzir com apenas um pedal (One Pedal Driving, Condução com um pedal).

Para potenciar a utilização do sistema elétrico de alta voltagem (300 V), o novo híbrido ‘plug-in’ da Opel está equipado com um compressor elétrico de ar condicionado e um sistema elétrico de aquecimento.

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