Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Foi descoberto o Miura usado em The Italian Job de 1969

O Lamborghini Polo Storico recebeu um Miura com o objetivo de descobrir a sua história, sendo que já foi identificado como a unidade usada no filme de 1969.

Se fizermos uma lista das nossas cenas de cinema preferidas relacionadas com automóveis, a abertura do filme “The Italian Job” de 1969 será sempre uma daquelas que nunca ficará esquecida. O momento de condução do ator Rossano Brazzi, numa retorcida estrada de montanha (Col du Grand-Saint-Bernard), ao volante de um imaculado Lamborghini Miura cor de laranja, ou Arancio Miura, é algo que qualquer apaixonado por automóveis gostaria de experimentar, pelo menos, uma vez na vida. De preferência com o mesmo tema de Matt Monro, “On Days Like These” a tocar no rádio, tal como nestas imagens do filme. A única cena que dispensávamos é a parte em que o carro entra num túnel e explode, sendo atirado de uma ravina a seguir a isso.

Na verdade, e como seria de esperar, não é o mesmo Miura que vemos nas imagens iniciais e sim uma carroçaria de um outro Miura que já estava acidentado e que já nem incluía componentes como o motor e suspensões e que foi comprada pela produção do filme justamente para esta cena. Nos anos 60 fizeram-se diversas loucuras, mas destruir um Lamborghini Miura novinho em folha não estava na ideia de ninguém naquela altura, felizmente.

O carro laranja que aparece nas imagens a subir a retorcida estrada de montanha foi fornecido pela própria Lamborghini para estas filmagens, tal como a carroçaria acidentada que era precisamente da mesma cor, mas depois das filmagens, o Miura regressou à fábrica de Sant’Agata Bolognese e desapareceu de cena. Nas últimas décadas, entusiastas da marca e colecionadores, têm procurado este Miura de cor laranja, mas sem qualquer sucesso. Até agora.

O atual proprietário do Lamborghini Miura P400 laranja é um colecionador do Liechtenstein, Fritz Kaiser, fundador do “The Classic Car Trust”, que não fazia ideia do valor que esta unidade poderia ter. Assim que comprou o carro, há apenas um ano, entregou-o aos cuidados do Lamborghini Polo Storico com o objetivo de descobrir um pouco da sua história através do número de chassis. Depois de consultar diversos documentos e pessoas relacionadas com a marca na altura, incluindo algumas das que conduziram o carro entre a fábrica da marca e as filmagens, ficou comprovado que este Miura com o chassis #3586 é precisamente o mesmo que foi utilizado nas filmagens de Italian Job, no final dos anos 60.

Sabemos agora que o Lamborghini Miura P400 usado no filme foi retirado diretamente da linha de produção por ser precisamente da mesma cor que a carroçaria acidentada que a produção do filme já tinha, e que foi conduzido da fábrica para as filmagens. A única coisa que foi alterada foram os assentos, uma vez que os originais eram de cor branca e não iam ficar em muito bom estado depois de uns dias de filmagens. No genérico do filme, é possível os assentos escuros, mas com os encostos de cabeça originais em branco, uma vez que não houve tempo para os substituir na altura.

Quando as filmagens terminaram, o Miura P400 regressou à fábrica de Sant’Agata Bolognese, para ser preparado e entregue a um cliente italiano que vivia em Roma, tendo trocado de proprietário diversas vezes ao longo destes anos. Depois de quase 50 anos, o Lamborghini Miura P400 usado no filme está agora nas mãos de um colecionador e entregue aos cuidados do Lamborghini Polo Storico, para que lhe seja devolvido o seu estado de conservação original e quase perfeito que podemos ver na abertura de Italian Job. E para os mais esquecidos, aqui fica o momento de glória deste Miura, para que todos o possam recordar.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...