Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Como é andar de trotinete no dia a dia?

Há quatro meses, Jairo Borox, um chef pasteleiro de profissão, incorporou uma SEAT eXS KickScooter na sua vida diária.

Com a trotinete eXS KickScooter, Borox viaja mais de 400 quilómetros por mês e poupa 60 euros em transportes. Mas como é o seu dia a dia a bordo da trotinete elétrica?

-05.30. Mais uma hora de sono: Devido ao seu trabalho, Jairo tem de se levantar cedo. A esta hora deixa a sua casa em L’Hospitalet de Llobregat (Barcelona) e com a trotinete elétrica percorre dois quilómetros até à estação de comboios. Às 5h38 apanha o comboio para Sant Boi de Llobregat (Barcelona), onde se encontra a oficina. Antes, costumava apanhar um autocarro pelas 5 da manhã. “Graças à trotinete, durmo mais uma hora, um benefício importante para quem se levanta tão cedo”, afirma.

-06.15. De trotinete até aos chocolates: Jairo chega ao trabalho depois de ter usado o seu veículo elétrico para percorrer os 3 km entre a estação de comboio e a oficina. Com o avental já colocado, para este chef especializado em chocolate, é o momento de imaginar e desenhar todos os tipos de chocolates e bolos.

-11.00. Mais uma vez sobre rodas: Com os doces já preparados na oficina, Jairo tem de se deslocar a Barcelona, onde está a pastelaria, para garantir que as suas criações chegam ao cliente nas melhores condições. São 17 quilómetros de distância. Apanha o comboio, mas a trotinete é ideal para regressar à estação rapidamente. “Uma das principais vantagens de combinar estes meios de transporte é que não há surpresas. Tenho o tempo totalmente calculado”, explica Jairo.

-11:45. Solução para cidades: O comboio levou Jairo para a Estação de França. De lá para a pastelaria, que fica no distrito de Born, a apenas 400 metros. De trotinete, está apenas a dois minutos do coração de Barcelona. “Há cidades bem preparadas. Outras estão a trabalhar nisso, para que possamos circular com as nossas trotinetes em qualquer lugar de forma segura”, diz.

-14.00. Ideal para curtas distâncias: Após o seu dia de trabalho, fica muitas vezes em Barcelona para comer com os amigos. “Gosto da flexibilidade que me dá. Distâncias curtas são uma questão de minutos e depois de fechada podes levá-la para qualquer lugar”.

-16:00. Em casa: Depois de comer, Jairo apanha o metro para L’Hospitalet de Llobregat e depois novamente a trotinete para chegar a sua casa. Menos de um quilómetro em cerca de dois minutos.

-20:00. Também de carro: Às sextas-feiras e fins de semana, Jairo vai jantar e sair por Barcelona. Conduz com o carro até um dos estacionamentos situados à entrada da cidade. Ele leva a SEAT eXS KickScooter no porta-bagagens para chegar ao ponto de encontro. “Assim deixo de andar às voltas à procura de estacionamento e também de pagar por ele”.

-23:00. Não sem a minha trotinete: Em casa, ele carrega o seu veículo. Com ele percorreu hoje mais de 20 quilómetros e com isso ganhou, calcula, cerca de duas horas. Também lhe poupa dinheiro: mais de 60 euros por mês em gasolina, estacionamento e transportes públicos. “Quando as trotinetes começaram a sair, eu não via isso como uma opção, mas agora tornou-se uma parte indispensável do meu dia-a-dia”, admite.

O que importa saber:

  • Qual é o seu alcance e velocidade máxima?

A SEAT eXS KickScooter tem um alcance de até 25 quilómetros e o tempo máximo de recarga é de três horas e meia. A sua velocidade máxima é de 25 km/hora e pesa 12,5 kg. Os seus faróis LED ajudam a ver e ser visto e tem freios elétricos e mecânicos para parar facilmente e com segurança. Tanto os cabos dos travões como a bateria estão integrados no mastro e, por isso, estão mais bem protegidos. Além disso, as rodas de borracha maciça evitam furos.

  • Quais são os regulamentos para a sua utilização?

Pode ser usado a partir dos 14 anos de idade. O regulamento depende de cada cidade, embora haja poucas cidades europeias com um regulamento específico. Em Espanha, só Barcelona, Madrid e Valência o têm. Mas a Direção-Geral de Tráfego já está a preparar uma normativa geral. É proibido circular em calçadas e estradas. Podem ser usadas em ciclovias e ruas limitadas a 30 km/hora. O uso do capacete, embora recomendado, só é obrigatório para menores de 15 anos.

  • São apenas para uso privado?

Não. A trotinete veio para ficar nas suas múltiplas formas, alugando-a também quando e onde é necessária através de uma aplicação móvel. A SEAT colaborou com a start-up UFO para lançar este serviço em Madrid com 500 trotinetes elétricas espalhadas pela cidade. Para Lucas Casasnovas, Diretor de Marketing de Produto da SEAT, “este meio de transporte tem muito futuro pela frente. As previsões de crescimento são muito importantes e a colaboração com a UFO está apenas a começar. Hoje é em Madrid, mas planeamos continuar a colaborar na prestação deste serviço no resto de Espanha e noutras zonas da Europa”.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...