Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercedes ESF revela o GLE mais seguro do mundo

A Mercedes revelou o seu novo protótipo ESF 2019 que incorpora muitas inovações em segurança e fornece soluções para os muitos desafios impostos pela condução autónoma.

Tendo como base um GLE, o novo protótipo ESF 2019 é uma verdadeira vitrina sobre rodas da marca alemã que tem como objetivo mostrar ao mundo os avanços em matéria de segurança que deverão equipar os vários modelos da Mercedes num futuro próximo.

A chamada “nova mobilidade”, que será uma realidade dentro de poucos anos, mudará tudo em certas áreas da indústria automóvel. A conetividade e as tecnologias relacionadas com a condução autónoma irão mudar a maneira como nos movemos pelas grandes cidades e a Mercedes, com o protótipo ESF 2019, pretende dar desde já a conhecer os avanços mais importantes em termos de segurança futura.

Este veículo experimental está equipado com uma longa lista de sistemas e soluções de segurança que serão aplicados aos modelos de produção num futuro não muito distante. No entanto, outras tecnologias olham além do horizonte, uma vez que a própria marca simplesmente enfatiza que está próxima da produção.

O Mercedes ESF 2019 vem equipado com várias superfícies digitais que permitem projetar mensagens e informações úteis e que, por sua vez, transmitem uma maior segurança aos condutores – desde notificações de manobras que o veículo fará ao dirigir em modo autónomo até a advertências de segurança. Também pode avisar os pedestres e ciclistas de perigos iminentes.

Entre os equipamentos disponíveis, encontramos o sistema Mercedes Digital Light, que oferece uma iluminação potente sem encadear os outros condutores na estrada, e um pequeno robô que adota a forma do triângulo de pré-sinalização de perigo para que os restantes veículos fiquem avisados que o carro se encontra danificado. No tejadilho, surge um triângulo adicional para oferecer maior visibilidade.

A destacar também um sistema de assistência à condução que pode ajudar a evitar colisões ou mitigar os seus efeitos chamado “Pre-Safe Impulse Rear” – se se estiver parado e o veículo detetar que um carro vai colidir connosco, e caso haja espaço suficiente, o ESF 2019 move-se de forma autónoma para mitigar a colisão.

No interior do novo Mercedes ESF 2019, destaque para o volante e os pedais são retráteis, novos tensionadores para o cinto de segurança, e uma função que monitoriza tanto a instalação da cadeira para crianças como os sinais vitais da criança.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...