Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Morreu Niki Lauda, (lendário) tricampeão mundial de Fórmula 1

O piloto austríaco da Fórmula, Niki Lauda, faleceu esta segunda-feira aos 70 anos, confirmou a família em comunicado.

“Com imensa tristeza, anunciamos que o nosso querido Niki morreu em paz, rodeado pela sua família, esta segunda-feira”, pode ler-se no comunicado. Hospitalizado desde o início do ano, depois de contrair uma infeção nas vias respiratórias após um transplante de pulmão, Niki Lauda não resistiu aos tratamentos.

Nascido em Viena, o piloto foi campeão mundial em 1975 e 1977 pela Ferrari e, em 1984, pela McLaren. Em 1976, no entanto, todos o deram como “acabado” quando o seu Ferrari se despistou no Grande Prémio da Alemanha, em Nurbürgring, e o piloto sofreu extensas queimaduras de terceiro grau que o deixaram desfigurado e que o obrigaram a múltiplas cirurgias. Passou a usar um boné para ocultar as cicatrizes na cabeça, e o assessório tornou-se parte da sua imagem de marca quando regressou às pistas seis semanas depois – terminou nesse ano em quarto lugar. O piloto competiu em 171 corridas e ganhou 25.

Além da Fórmula 1, onde exerceu vários cargos (foi consultor da Ferrari em 1993 e liderou a Jaguar entre 2001 e 2002), Niki Lauda fundou as companhias aéreas Lauda Air e Niki (entretanto extintas) e manteve, até 2018, uma participação na Lauda (subsidiária austríaca da Ryanair). Em 2012 tornou-se executivo da Mercedes, tendo ajudado a trazer Lewis Hamilton para a ribalta da Fórmula 1.

Nascido em Viena a 22 de Fevereiro de 1949, no seio de uma família de classe alta, Lauda contrariou a vontade dos pais e dedicou-se cedo ao automobilismo, chegando à Fórmula 1 em 1971. Casado duas vezes, foi pai de cinco filhos (um dos quais, Mathias Lauda, foi piloto da Aston Martin no Campeonato Mundial de Resistência).

A sua vida, e sobretudo a sua rivalidade histórica com o piloto britânico James Hunt, foram retratadas no filme Rush – Duelo de Rivais (2013) de Ron Howard.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...