Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Lexus UX com 5 estrelas EuroNCAP

Recentemente apresentado em Portugal, o novo crossover Lexus UX lcançou a classificação máxima de segurança, 5 estrelas Euro NCAP, nos testes de 2019.

Enquanto o seu design arrojado apresenta um estilo inconfundível, o novo UX é um dos carros mais seguros para passageiros e condutor (96% de proteção para ocupantes adultos e 85% de proteção para crianças), uma das pontuações mais altas de todos os automóveis testados sob o novo e mais rigoroso regime de testes de 2019 e o melhor da categoria para proteção de peões e ciclistas com Travagem de Emergência Autónoma (82% de pontuação de proteção dos utilizadores da estrada vulneráveis).

O novo UX integra a mais recente versão do Lexus Safety System +, pacote avançado de tecnologias de segurança ativa da marca, assim como credenciais de segurança passiva resultantes de sua plataforma ultra-rígida GA-C (Global Architecture-C) e de 8 airbags de série.

O Lexus Safety System+ inclui Cruise Control Adaptativo sem Restrição de Velocidade, Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS) com Deteção de Peões, Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem com Alerta de Saída de Faixa com Assistência da Direção, Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA), Sistema de Máximos Adaptativo (AHS) e Sistema de Máximos Automático (AHB).

A Travagem de Pré-Colisão (PCS) atua em conjunto com o Cruise Control Adaptativo. O sistema pode operar em relação a um veículo à sua frente que esteja a deslocar-se a velocidades entre os 10 e os 180 km/h. O Cruise Control de Radar Dinâmico com Reconhecimento de Sinais de Estrada (RSA) pode redefinir rapidamente a programação da velocidade do veículo de acordo com as informações de limite de velocidade reconhecidas pelo RSA. Esta função pode ser facilmente ativada e desativada.

O PCS usa uma câmara para fazer o reconhecimento de peões durante o dia em situações de pouca luz e a capacidade do seu radar foi ampliada para permitir a deteção de ciclistas durante o dia.

O UX é capaz de seguir o carro que o precede a baixas velocidades, incluindo em situações de trânsito em pára-arranca, até velocidades a rondar os 30 km/h. Desta forma o condutor do UX pode guiar de modo mais tranquilo em situações que são normalmente irritantes e cansativas.

A Assistência ao desvio de Faixa utiliza a direção assistida eletricamente para ajudar a manter o veículo centralizado na sua faixa de rodagem. O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa de Rodagem deteta não apenas marcas amarelas e brancas na estrada como também os lados da estrada.

As luzes de máximos automáticas (AHB) são equipadas de fábrica com o Lexus Safety System +. O AHB desliga automaticamente as luzes de máximos se for detetado outro veículo e após a sua passagem liga automaticamente as luzes de máximos.

Um sistema ainda mais sofisticado está disponível em opção no UX: o Sistema de Luzes de Máximos Automáticas em LED (AHS). Os faróis LED de feixe triplo fornece visibilidade noturna superior enquanto reduz o ofuscar de veículos que se aproximam. 11 LED independentes integrados no farol são ligados/desligados para um controlo preciso das áreas iluminadas e não iluminadas.

Existe ainda um conjunto de sistemas de Alerta de Assistência ao Estacionamento que podem detetar veículos que se aproximam lateralmente e veículos estáticos estacionados à frente (FCTA) e atrás (RCTA) do UX. Este sistema mais avançado prevê funcionalidades adicionais para uma superior segurança. O condutor é alertado de potenciais riscos através de imagens da câmara digital exibidas no ecrã central e avisos sonoros.

O sistema de apoio de travão de estacionamento permite detetar a aproximação de objetos em movimento à frente ou atrás do veículo. Se houver um risco de colisão durante a manobra de estacionamento, os alertas e o controlo de travagem são acionados.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Conhece o segredo dos filmes de Natal para serem tão populares?