Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT investe 57 milhões de euros na sua fábrica de Barcelona

A SEAT investiu 57 milhões de euros numa nova prensa e duas novas linhas de estampagem a quente para a sua fábrica em Barcelona.

A inauguração destas instalações foi realizada coincidindo com o “BCN Day”, dia que teve a participação de mais de 3.500 pessoas entre funcionários, familiares e amigos.

A nova prensa PXL instalada na SEAT Barcelona significou um investimento de 31,5 milhões de euros e aumentará a produtividade em relação às anteriores graças a uma maior automatização e velocidade de fabrico, bem como a um sistema robótico avançado. Por outro lado, foram investidos 25,4 milhões de euros em duas novas linhas de estampagem a quente que permitirão também ganhar eficiência, rapidez e precisão no processo produtivo. Para além deste investimento de 57 milhões de euros, nos últimos cinco anos a SEAT investiu também 6,5 milhões de euros à melhoria, renovação e modernização da fábrica.

O Vice Presidente de Produção e Logística da SEAT, Dr. Christian Vollmer, destacou que “a SEAT Barcelona é uma fábrica chave para a nossa empresa e estas novas instalações vão-nos permitir continuar a posicioná-la como uma fábrica estratégica a nível tecnológico para a SEAT e para o Grupo Volkswagen. A nova prensa e as novas linhas vão-nos ajudar a aumentar o nível de produção em 15% para quase 60 milhões de peças.”

SEAT Barcelona: unidade estratégica

A fábrica da SEAT localizada na Zona Franca de Barcelona iniciou a sua atividade em 1953 com a produção dos primeiros modelos da marca, como o SEAT 1400 ou o 600, o carro que colocou Espanha sobre rodas. Em 1993, o fabrico de carros foi transferido para a fábrica de Martorell e, desde então, a fábrica de Barcelona produz peças de estampagem, como portas, tetos, guarda-lamas e longarinas.

Nestas instalações, 80% das peças são fabricadas para a plataforma MQB A0 e para a grande maioria das peças de estampagem dos modelos SEAT. Somente em 2018, mais de 52 milhões de peças foram produzidas para a SEAT e para diferentes marcas do Grupo Volkswagen, que foram exportadas para 22 fábricas localizadas em seis países.

A SEAT Barcelona destaca-se pela aplicação de avanços tecnológicos inovadores, como a simulação virtual da prensa PXL, a impressão 3D na oficina de manutenção, na troca automática de pontos de solda feitos por robôs na oficina e automatização dos fluxos logísticos por veículos guiados de forma autónoma.

Dia dedicado aos funcionários

Funcionários, familiares e amigos tiveram a oportunidade de visitar as diferentes instalações da fábrica com os próprios trabalhadores, e participaram na inauguração da nova prensa e das linhas de estampagem a quente.

Durante o evento, os participantes também fizeram uma visita guiada à coleção de veículos históricos da SEAT, que conta com 317 unidades como o Papamóvel, a primeira viatura de rally oficial conduzida por Carlos Sainz ou o elétrico SEAT Toledo, usado nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992.

O dia contou com mais de 100 atividades voltadas para funcionários, familiares e amigos, como, por exemplo, performances ao vivo protagonizadas por funcionários e atividades dirigidas ao público infantil.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...