Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Conheça o significado dos logótipos das marcas de automóveis

Algumas marcas devem os seus símbolos às cidades que as viram nascer, outras a histórias de bravura e coragem.

Saiba qual o significado dos logótipos de alguns dos mais conhecidos fabricantes do mundo automóvel e descubra qual a verdadeira identidade destas marcas, que vai para além dos seus modelos.

Alfa Romeo

A cruz vermelha à esquerda do emblema é o símbolo de Milão, sede da Alfa Romeo, enquanto à direita encontramos um homem a emergir da boca de uma cobra . O significado desta imagem é complexo. Otone Visconti, uma personalidade da cidade italiana, lutou contra um nobre sarraceno, proveniente do Deserto Sírio, e terá matado o mesmo, adoptando o símbolo do escudo sarraceno, que incluía uma cobra com um humano na boca. Apesar de à primeira vista parecer que o humano é vítima do réptil, a Alfa Romeo explica que o homem que sai da boca da cobra é um homem “purificado” e renovado, assim como o próprio animal, que detém a capacidade de mudar de pele.

marchio

Audi

Mais simples é o significado do logótipo da Audi, com quatro círculos que representam as quatro empresas – Audi, Horch, DKW, and Wanderer – que se fundiram em 1932 para dar origem à antecessora da Audi, a Auto Union. Quando a empresa adquiriu a denominação que conhecemos hoje, decidiu manter o símbolo simples e facilmente reconhecível.

Audi-Logo-on-Car

BMW

A BMW é uma marca orgulhosa das suas raízes estabelecidas nos vales bávaros da Alemanha. Por isso mesmo inspirou-se no padrão da bandeira do estado federal da Baviera, azul e branca, para criar o seu logótipo. Mas a homenagem ficaria condicionada pela burocracia que não permite que sejam criadas marcas comerciais com base em símbolos nacionais e, por esta razão, a BMW teve de reverter a ordem das cores.

Bavaria-Lion-Flag


Chevrolet

A marca norte-americana já não está no mercado português mas merece figurar nesta lista pois não tem nem uma nem duas mas sim quatro teorias acerca do seu logótipo. Se por um lado, é defendido que a cruz dourada provém de um quadro que o co-fundador William C. Durant viu num hotel parisiense, por outro, há quem diga que Durant é o autor do símbolo, tendo-o desenhado num papel de mesa num restaurante. A terceira teoria aponta para o plágio do logótipo de uma empresa refinadora de combustível denominada Coallettes, e a quarta para uma inspiração na bandeira suíça, país onde nasceu Louis Chevrolet. Nenhuma das histórias se confirma, escolha aquela em que lhe parecer mais aliciante.

Chevy-logo-Malibu-2-720x340

Ferrari

Ao contrário da Chevrolet, a história que envolve o símbolo do cavalo rampante é só uma e contada por quem o criou, na primeira pessoa. “O cavalo foi pintado na fuselagem do avião de guerra de Francesco Baracca, um piloto da Força Aérea italiana que combateu na I Guerra Mundial em 1923. Conheci o conde Enrico Baracca, pai do herói de guerra, e mais tarde a sua mãe, Paulina, que me disse um dia ‘Ferrari, põe o cavalo rampante do meu filho nos teus automóveis. Trazer-te-á boa sorte’. O cavalo era, e ainda é, preto e eu adicionei o amarelo ao backgroud, a cor de Modena [terra natal do criador da Ferrari]”, explicou Enzo Ferrari.

ferrari_30

Lamborghini

O Zodíaco também influenciou a escolha dos símbolos das marcas mais famosas. Ferruccio Lamborghini nasceu em 28 de abril de 1916 e por isso o seu signo é Touro, animal que figura no logótipo da marca italiana. A escolha deste animal ganha outro significado uma vez que o próprio fundador da marca era toureiro. Daí a tendência para denominar os seus automóveis com nomes de touros famosos da cena tauromáquica.

6894637-cool-lamborghini-logo

Mercedes-Benz

A criação do símbolo da Mercedes-Benz tem uma vertente bastante alemã. A estrela de três pontos representa as três áreas em que a marca pretendia dominar: a terra, os mares e o céu.

The-New-2012-Mercedes-Bens-S63-AMG-14

Mitsubishi

‘Mitsu’ significa três em japonês e ‘hishi’ (pronuncia-se ‘bishi’) significa castanha de água e é utilizado pelos japoneses para se referirem a objetos em forma de diamante. O símbolo é baseado no brasão da família Tosa Clan, o primeiro empregado da empresa, assim como nos losangos que constituíam o brasão da família Iwasaki, fundadora da Mitsubishi.

Mitsubishi-logo

 

 

Porsche
Durante a República de Weimar, entre 1919 e 1933, foi criado o Estado Popular Livre de Württemberg. A Porsche, cujas origens provêm deste local, adoptou a bandeira do estado cuja capital é Estugarda, onde ainda hoje está sediada.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...