Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O “novo” Aston Martin DB4 GT Zagato

Poderá parecer estranho, mas este DB4 GT Zagato acabou mesmo de ser produzido na fábrica da Aston Martin e ainda mal somou milhas ao seu totalizador.

Descobrir modelos antigos dentro um celeiro ou de uma garagem bem isolada e cuidada está num patamar de paixão automóvel a que muitos não conseguem aceder. Mas há um outro patamar ainda mais incrível e muito mais exclusivo que apenas está ao alcance de marcas tão emblemáticas como a Aston Martin.

A marca inglesa, em vez de se preocupar com um daqueles restauros completos até ao parafuso mais minúsculo, optou por fabricar de raiz alguns dos seus modelos mais enigmáticos, como este o Aston Martin DB4 GT Zagato, por exemplo. Trata-se de uma série muito limitada de apenas 19 exemplares, produzida pela própria marca de uma forma quase artesanal, ainda que se usem algumas técnicas de engenharia mais modernas, num total de horas que ronda as 4.500 por cada unidade.

A unidade que vê nas imagens tem a carroçaria pintada em Rosso Maja, um tom de vermelho que condiz com o dos modelos originais. Os painéis da carroçaria são produzidos em alumínio e posteriormente instalados num chassis tubular de peso reduzido, com o objetivo de ser mais leve e por isso mais eficaz em pista.

O habitáculo conta com diversos elementos em pele negra, tais como os painéis interiores das portas, os forros da zona traseira do habitáculo e até os assentos desportivos produzidos em fibra de carbono.

O motor de seis cilindros em linha tem uma capacidade de 4,7 litros e uma potência máxima próxima dos 400 cavalos. Passa a potência para as rodas traseiras através de uma caixa de velocidades manual de quatro relações e de um diferencial autoblocante.

A versão Zagato do DB4 GT dá continuidade ao programa Continuation da Aston Martin, que tem a missão de refazer alguns dos modelos mais conhecidos da marca, com o objetivo de comemorar o seu primeiro centenário. O modelo anterior foi o DB4 e o próximo será, talvez, o mais esperado e desejado de todos. Lembra-se do Aston Martin DB5 de James Bond?

A revelação oficial do DB4 GT Zagato está agendada para a próxima edição das 24 horas de Le Mans, que se realizará no fim de semana de 15 e 16 de junho.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...