Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

É o fim do livrete. Documento Único Automóvel vai mudar

A medida incluída no Plano Justiça + Próxima, tem como objectivo simplificar o conteúdo informativo do documento e transformar o layout do mesmo.

Segundo o IRN, “medida torna documento mais simples e mais prático para os cidadãos”. Ficando com um formato semelhante ao cartão do cidadão, passará a caber na carteira.

O “DUA na Carteira” é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça + Próxima, que simplificará o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário.

O novo DUA entrará em vigor a 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos.

Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado, em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUAs em todo o país.

O IRN estima que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200.000 terão já este novo formato.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Os principais desafios do marketing para 2020