Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Peugeot 2008 conta agora com versão elétrica

A Peugeot revelou a nova geração do 2008 que foi buscar inspiração ao 208 e ao 3008.

O novo 2008, que chegará ao mercado com uma versão totalmente elétrica, contou com a inspiração de Gilles Vidal (nova grelha, faróis redesenhados) e cresceu 14 cm face ao modelo anterior, atingindo agora os 4,3 metros de comprimento. A distância entre eixos aumentou para 2,60 m e a capacidade da bagageira passou para os 434 litros.

Produzido em Vigo (Espanha), o novo 2008 recorre à nova plataforma modular CMP (a mesma do 208, Opel Corsa e DS 3 Crossback) e vem com tração dianteira (em opção, o sistema de controlo de tração Grip Control que permite adaptar o chassis a pisos mais irregulares).

A gama é composta pelo motor 1.2 de três cilindros turbo Puretech a gasolina com opções de 100, 130 e 155 CV e o 1.5 de quatro cilindros turbodiesel BlueHDi de 100 e 130 CV. A caixa automática de oito velocidades é de série nas versões a gasolina e Diesel mais potentes (no Puretech de 130 CV existe a opção caixa manual de seis velocidades).

O grande destaque vai, no entanto, para a estreia da versão elétrico – e-2008 – que conta com 136 CV de potência e uma bateria com 50 kWh de capacidade (sistema já existente no novo Peugeot e-208) com autonomia até 310 quilómetros. A bateria carrega em 16h numa tomada doméstica e entre 5 a 8 horas dependendo se o ponto de carga for a 7,4 kW ou a 11 kW. Numa tomada de 100 kW, a bateria demora meia hora a chegar aos 80% da capacidade.

No interior, a marca francesa apostou na mais recente geração do i-cockpit, mantendo o volante de dimensões reduzidas e o sistema de infoentretenimento com ecrã de 10 polegadas (semelhante ao do 508), e acrescentando um painel de instrumentos com efeito 3D. O novo modelo é compatível de série com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, possuindo um sistema de carregamento sem fios para smartphone.

As versões de equipamento são quatro: Active, Allure, GT Line e GT. As versões GT Line (com motor Diesel de 130 CV e a GT gasolina de 155 CV contam xom faróis em LED, teto em preto Black Diamond, pilar C com serigrafia e dupla ponteira de escape. A versão GT traz jantes de 18 polegadas. No habitáculo, pedais em alumínio, forro do tejadilho em preto e pespontos em verde. As versões de topo GT Line e GT contam com aplicações em alcantara e couro, luz ambiente personalizável e jantes de 18 polegadas.

Finalmente, em termos de sistemas de segurança, destaque para o cruise control adaptativo com assistente de permanência na faixa de rodagem e função stop & go (este último nas versões com caixa automática), assistente de estacionamento semiautomático e travagem autónoma de emergência. O travão de estacionamento é elétrico, conta com navegação Tom Tom e sistema de som Focal com 10 altifalantes (teto panorâmico ou quatro tomadas USB estão entre várias outras opções).

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table