Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Renault Triber: Da Índia para a Europa?

A Renault apresentou em Nova Deli, Índia, o novo Triber, o primeiro modelo projetado, especificamente, para o mercado indiano, mas que possui outras ambições internacionais…

Robusto, compacto, espaçoso e modular, o Triber é um modelo versátil que pode acomodar até sete adultos (em menos de 4 metros de comprimento) e irá contribuir para a expansão do Grupo Renault nos mercados Internacionais tal como projetado no plano estratégico “Drive the Future”.

Sem concorrentes diretos, o Triber é uma alternativa inédita face às tradicionais ofertas do segmento B e é a resposta da Renault às principais expectativas dos clientes indianos: um automóvel moderno, espaçoso, embora compacto, ultra-modular e com baixo consumo de combustível, para toda a família.

Como parte de seu plano estratégico de “Drive the Future”, o Grupo Renault pretende aumentar as vendas globais em mais de 40%, com uma meta de mais de 5 milhões de veículos até 2022. A Índia é um dos principais mercados para o desenvolvimento desta estratégia e é crucial para atingir a meta delineada. O objetivo a médio prazo, para o mercado Indiano, é o de duplicar o volume de vendas para 200 000 unidades por ano nos próximos três anos.

Design

Resultado de um projeto conjunto entre as equipas da Renault na Índia e na Europa, o design exterior da Triber é original, moderno e atraente. O para-choques dianteiro expressa a robustez e sugere uma capacidade acrescida para lidar com as estradas mais difíceis. A altura ao solo de 182 mm reforça esta impressão, assim como os “ski” de proteção dianteiros e traseiros, as barras de tejadilho e as proteções em plástico negro das cavas das rodas e das zonas laterais inferiores.

O design interior do Triber é moderno e disponibiliza tecnologias de ponta para incrementar o conforto dos ocupantes e a facilidade de utilização. A configuração do habitáculo promove o convívio e a partilha entre os passageiros para reforçar o prazer de viajar a bordo do Triber.

O ecrã sensível ao toque de 20,3 cm (8 polegadas) conta com um sistema conectado Media Nav Evolution. Com a possibilidade de replicar as funções dos smartphones, é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, bem como com inúmeras aplicações de navegação e entretenimento. O sistema também permite reprodução de vídeos através de uma ligação USB.

Painel de instrumentos digital

O painel de bordo integra o ecrã táctil, mas mantém comandos manuais para o ar condicionado. O painel de instrumentos integralmente digital LCD (uma novidade no segmento) tem um mostrador de 8,9 cm (3,5 polegadas), emoldurado por três indicadores virtuais para o conta-rotações, o nível de combustível e a temperatura do óleo.

Com o prático cartão mãos-livres, as portas podem ser abertas ou fechadas e o motor iniciado sem chave. Os sensores no cartão permitem que as portas possam ser trancadas e destrancadas sem ter de remover o cartão do bolso ou da carteira e, mediante um simples toque num botão, ligar ou desligar o motor sem ter de inserir o dispositivo. O sistema mãos-livres inclui ainda uma função de fecho automático das portas quando o condutor se afasta do automóvel.

Espaço e modularidade

Em menos de 4 metros de comprimento, o Triber pode acomodar, confortavelmente, até sete ocupantes, com uma modularidade invulgar e uma flexibilidade ímpar, oferecendo a melhor habitabilidade do segmento.

Recordista no espaço entre os assentos dianteiros (710 mm), com o melhor comprimento para as pernas na segunda fila do segmento (até 200 mm) e um invulgar espaço livre nos dois últimos lugares (91 mm), o Triber assegura que todas filas de bancos são igualmente confortáveis, contando ainda com tomadas de carga e ar condicionado para todos os passageiros.

Os dois bancos independentes da terceira fila proporcionam a melhor altura livre da classe (834 mm), acomodando confortavelmente até adultos mais altos e incluindo apoios de braço laterais, bem como uma tomada de 12V para carregar dispositivos portáteis.

O Triber dispõe de bancos deslizantes, reclináveis e dobráveis na segunda fila. Os generosos ângulos de abertura das portas (74° atrás) facilitam muito o acesso ao habitáculo. Enquanto o sistema Easy Fix simplifica o manuseio e a remoção dos dois bancos independentes da terceira fila. Recordista da modularidade, o Triber oferece mais de 100 configurações diferentes para o habitáculo.

Na configuração de cinco lugares, o Triber oferece a maior bagageira do segmento (625 litros). Mesmo com seis lugares, a mala ainda oferece uns generosos 320 litros de capacidade e, com a lotação esgotada (sete lugares), chega aos 84 litros. Em complemento, o Triber vem com umas úteis barras de tejadilho com uma capacidade de carga de 50 kg.

Plataforma inédita

O Triber vem equipado com um motor Energy que melhor se adapta às especificidades do mercado indiano, tendo sempre em conta a relação entre o desempenho e a economia de combustível. A plataforma modular de última geração também foi desenvolvida em exclusivo pela Aliança.

O Triber vem equipado com um motor a gasolina da geração Energy, com 3 cilindros e 1,0 litro de capacidade, que é capaz de gerar 72 CV de potência e 96 Nm de binário. Esta motorização pode ser associada a uma caixa manual de cinco velocidades ou a uma caixa robotizada com igual número de relações. É uma unidade motriz já utilizada nos automóveis do segmento B do Grupo Renault tanto na Europa como na América do Sul.

Além do equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, este motor prima ainda pelos baixos custos de manutenção.

Sistemas de segurança

O Triber cumpre todos os requisitos de segurança para o mercado indiano, mas vai mais além para assegurar a proteção quer dos seus ocupantes, quer de peões.

A nova plataforma oferece grande solidez estrutural e altos níveis de segurança passiva. A segurança ativa é garantida pelos cintos de 3 apoios em todos os bancos, com pré-tensores para condutor e acompanhante e nos dois assentos laterais da segunda fila. O Triber é igualmente equipado com 4 airbags: frontais e laterais para condutor e acompanhante.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Os principais desafios do marketing para 2020