Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ferrari 250 GTO considerado (oficialmente) uma obra de arte

Um dos automóveis mais fantásticos de sempre, o Ferrari 250 GTO, foi considerado uma obra de arte do ponto de vista jurídico, protegendo-o de cópias e réplicas.

O Ferrari 250 GTO é um dos automóveis mais valiosos do planeta e num dos últimos leilões em que uma das 36 unidades produzidas mudou de proprietário, foi necessário um valor acima dos 48 milhões de euros.

O seu valor proibitivo para os comuns mortais e o facto de apenas terem sido produzidas 36 unidades entre 1962 e 1964 fazem deste modelo um dos mais colecionáveis do planeta, mas também um dos mais “copiáveis”. E uma vez que começaram a surgir no mercado algumas réplicas e cópias deste modelo, o tribunal comercial de Bolonha declarou-o uma obra de arte, protegendo-o justamente de qualquer tipo de imitação.

O principal motivo desta ação tem a ver com o facto de uma empresa de Modena ter anunciado que ia produzir 250 réplicas deste modelo, algo que nunca poderia ser bem visto pela Ferrari e que foi totalmente apoiado pelo tribunal de Bolonha.

Que o Ferrari 250 GTO era uma obra de arte já todos sabíamos, mas agora, é o primeiro automóvel a receber este título. E muito bem merecido, podemos acrescentar. Ferrari 250 GTO há só 36, todos eles em bom estado de conservação e registados, mas também com uma incrível história no seu curriculum.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas