Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Citroën celebra 100 anos com desfile em Lisboa

A Citröen Portugal agendou para o próximo domingo, dia 7 de julho, o evento de celebração do Centenário da Marca, num desfile que percorrerá algumas das principais avenidas de Lisboa.

Serão mais de 120 os exemplares Citroën que irão cumprir o percurso delineado entre Sacavém e o Parque Eduardo VII, viaturas comercializadas no nosso país e algumas produzidas em solo luso, saídas da linha de montagem de Mangualde, bem como alguns exemplares mais raros mas com presença indispensável neste evento. Afinal, são 100 anos de história que, sobre rodas, se irão contar nesse dia.

Será a Sede da Citroën Portugal , em Sacavém a servir de ponto de encontro dos participantes neste desfile centenário, que rumará ao centro da capital. Saindo de Sacavém pelas 15h30, a caravana percorrerá, entre outras artérias, parte da 2ª Circular até ao nó que dá acesso à Av. Almirante Gago Coutinho, seguindo, depois, pelas Avenidas Estados Unidos da América, da República e Fontes Pereira de Melo até ao Marquês de Pombal, atingindo-se, assim, o destino final, a Alameda Edgar Cardoso, numa chegada prevista para as 16h00.

Ostentando a assinatura “Origins since 1919”, será este o palco de exposição para todas as viaturas, para que residentes e visitantes da cidade de Lisboa possam ter um contacto de maior proximidade com automóveis (e os seus proprietários). Aliás, os visitantes poderão conhecer os vencedores do “Concurso de Elegância” eleitos no período da manhã, constituído por quatro troféus “Escolha do Júri”, “Exemplar Mais Antigo”, “Exemplar Mais Original” e “Escolha do Público” , e observar os 2CV que partem para o Mundial na Croácia.

Foi em 1919 que o visionário André Citröen criou a sua Marca, agora centenária, ao mesmo tempo que inventava a
comunicação moderna, já no seu tempo apostando em ações dedicadas para mostrar ao mundo as suas conceções. O conceito prolongou-se ao longo destes 100 anos, tendo os seus sucessores colocado à disposição dos condutores de todo o planeta diferentes veículos , como muitos dos exemplares que poderão ser (re)vistos neste desfile em Lisboa.

Estarão em destaque as viaturas fabricadas em Mangualde, na fábrica portuguesa do Groupe PSA, como os icónicos Citroën DS, Mehari e Ami, os inesquecíveis Dyane, Visa, AX, Saxo ou o eterno Citroën 2CV, destacando-se uma unidade especial do último dia de fabrico do modelo. Mas haverá muitos outros cativadores de olhares e de sentimentos, como o raríssimo Citroën DS Henri Chapron Palm Beach (único exemplar no nosso país e um dos somente 30 unidades produzidas), um Traction “Arrastadeira” Coupé, também único em Portugal, um 2CV Sahara 4X4, um Type H Biblioteca, um Autocarro de 1929, um carro dos Bombeiros de Cacilhas de 1931 e muitas outras surpresas, como os 2CV Pop Cross e C1 do Troféu Learn & Drive.

Neste evento tão especial, a organização a cargo da Citroën Portugal, contará com o apoio dos mais reputados clubes de automóveis clássicos nacionais, como o ACP Clássicos, o Club Português de Automóveis Antigos, o Clube Clássicos Citroën Portugal e o Clube 2 CV/Dyane, detentores de alguns dos exemplares clássicos da Citroën que irão estar presentes no desfile.

Em termos de animação, os visitantes irão contar com muitos outros pontos de interesse, como a zona de street food em exemplares Citroën. Uma área mais comercial contará com a exposição da Edição de Colecionador “Citroën Origins”, composta pelos modelos C1, C3, SUV Compacto C3 Aircross, C4 Cactus e Grand C4 SpaceTourer.

PROGRAMA
08h30 – Início da concentração dos participantes na Sede da Citroën, em Sacavém
15h30 – Saída da caravana da Sede da Citroën
16h00 – Chegada da caravana ao Parque Eduardo VII
Receção aos convidados
16h30 – Abertura da Exposição ao público, com animação local ( street food e música de época)
19h00 – Fim da exposição e início da saída das viaturas do Parque Eduardo VII.

PERCURSO (provisório, sujeito a eventuais condicionantes)
– Rua Vasco da Gama, nº 20, Sacavém (Sede da Automóveis Citroën)
– Av. do Ralis
– Av Marechal Craveiro Lopes (2ª Circular),
– Av. Almirante Gago Coutinho,
– Av Estados Unidos da América
– Rotunda de Entrecampos
– Av. de República
– Praça Duque de Saldanha
– Av. Fontes Pereira de Melo
– Praça Marquês de Pombal,
– Alameda Edgar Cardoso (zona de exposição estática)

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
As japonesas não podem usar óculos no trabalho. Imagina porquê?
Marketeer
Vegetariano não chega. McDonald’s vai mais longe e lança opção vegan