Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

DS Automobiles em Lisboa com nova gama eletrificada E-Tense

A marca francesa iniciou a comercialização de duas novas opções apostadas na eletrificação: uma totalmente elétrica e uma híbrida plug-in.

A DS Automobiles já anda pelo mundo dos automóveis elétricos há uns anos, não dispensando sequer uma forte presença na competição através do campeonato de Fórmula-E que atualmente lidera. Mas no que diz respeito aos automóveis de produção, chegou finalmente o momento certo para dar início à eletrificação da gama, sendo a primeira marca do Grupo PSA a fazê-lo. No mercado nacional, este primeiro passo faz-se através do início da comercialização de duas novas versões com a designação E-Tense, que até recebem um logotipo novo: uma versão totalmente elétrica do DS3 Crossback e uma do DS7 Crossback equipada com um sistema híbrido plug-in, ambas já disponíveis para encomenda no mercado nacional.

O primeiro é baseado no SUV de tamanho compacto da DS. Conta com um motor elétrico de 100 kW (cerca de 136 cavalos de potência) e 260 Nm de binário máximo, que é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 50 kW/h. Segundo as prestações declaradas pela marca consegue acelerar dos 0 aos 50 km/h em apenas 3,3 segundos e tem uma autonomia máxima de 320 quilómetros, já segundo as normas WLTP. Caso tenha acesso a um carregamento rápido de 100 kW, consegue aumentar a autonomia em nove quilómetros a cada minuto de carregamento e alcançar os 80 por cento de carga em apenas 30 minutos. Para os carregamentos caseiros, está disponível a DS Smart Wallbox que consegue carregar completamente a bateria em cinco horas na sua versão trifásica e em oito horas numa convencional ligação monofásica.

Os preços da versão E-Tense do DS3 Crossback começam nos 41 mil euros da versão So Chic, mas podem passar para os 45.900 euros da versão Grand Chic, com muito mais equipamento de série. Caso prefira optar por um visual um pouco mais desportivo, está também disponível uma versão Performance Line com um preço de 41.800 euros.

O segundo modelo usa o SUV de maiores dimensões da DS como base e é uma versão híbrida plug-in. Além do motor a gasolina com 200 cavalos de potência, conta com duas motorizações elétricas que perfazem uma potência máxima combinada do sistema híbrido a rondar os 300 cavalos e com quatro rodas motrizes. A autonomia máxima em modo totalmente elétrico ronda os 58 quilómetros segundo as normas WLTP, o que é mais do que suficiente para a maioria dos condutores que se deslocam para Lisboa diariamente. Além disso, o DS7 conta com a função E-Save, vantajoso para quando deseja reservar o modo elétrico apenas para quando circular em cidade, usando mais o motor de combustão em autoestrada, por exemplo. Numa wallbox, a bateria do DS7 carrega-se totalmente em 1 hora em 45 minutos.

Os preços do DS7 Crossback começam nos 53.800 euros da versão Be Chic, que pode evoluir para a versão So Chic (55.800 euros) ou para a versão Grand Chic (59.800 euros), a versão mais equipada da gama. Em alternativa, está também disponível uma versão Performance Line, de visual mais desportivo, com um preço de 56.700 euros.

A senda de novos lançamentos da DS, no entanto, não vai ficar por aqui e estes são apenas os dois primeiros modelos dos seis que tem previsto colocar no mercado até 2025. E se considerarmos todas as novidades das cinco marcas do Grupo PSA, então, estamos a falar do lançamento de cerca de 40 modelos ao longo dos próximos cinco/seis anos. Só até 2021 vão estar disponíveis oito modelos híbridos com a nova plataforma modular EMP2 e sete modelos de motorização totalmente elétrica, de tamanho mais compacto, baseados na outra nova plataforma modular do grupo, a CMP. Tanto a versão E-Tense do DS3 Crossback como do DS7 Crossback deverão começar a ser entregues aos clientes no início de 2020.

André Mendes

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos